PROJETOS - PROGRAMA DE PADRONIZAÇÃO

  • Voltar a página anterior
  • Reduzir tamanho da fonte
  • Resetar tamanho da fonte
  • Ampliar tamanho da fonte
  • Imprimir esta página

Objetivos

Objetivo Geral
• Unificação dos Métodos de Trabalho das cooperativas do Sistema Fecoergs.

Objetivos Específicos
• Definir padrões, instruções e especificações para o Sistema Elétrico das cooperativas;
   - Foco Inicial - Padronizar as atividades de projeto, construção, operação e manutenção de distribuição de energia elétrica;
   - Ampliar Foco - Padronizar as atividades de projeto, construção, operação e manutenção de geração de energia elétrica;
• Promover a integração e a cooperação entre os envolvidos: corpo técnico, cooperativas e instituições de ensino;
• Formar base única de todos os padrões e garantir a manutenção deste conhecimento dentro do Sistema Fecoergs;
• Desenvolver multiplicadores, possibilitando repassar os conhecimentos advindos do desenvolvimento técnico.


Primeira Reunião do Comitê
de Distribuição - 10/2003

Programa de Padronização
Constituição das Comissões Temáticas e Escritório de Padronização

O Planejamento Estratégico de 2002 da Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande Sul, definiu como objetivo a realização do processo de padronização das atividades de distribuição de energia elétrica do sistema cooperativo. Neste sentido, em outubro de 2003, iniciaram as reuniões de planejamento do “Projeto de Padronização da Fecoergs”. Ficou definido como coordenador geral o Sr. Leandro André Hoerlle, da Certel, encarregado da organização logística e metodológica dos trabalhos e dos encontros, como também do Escritório de Padronização e sua equipe.

A partir do ano de 2004 o Projeto de Padronização passou a contar com a assessoria técnica do engenheiro Luiz Osorio M. Dornelles, que se dedicaria aos aspectos técnicos da documentação desenvolvida. Além disso, desde o início do projeto, a equipe conta com a colaboração da Assessora Administrativa, Pauline Klein, atuando nas atividades de formatação, publicação e programação visual da documentação.

Inicialmente, foram constituídas as Comissões Temáticas, que tem o papel de analisar e discutir a documentação desenvolvida. A cada ano é definida a agenda das reuniões de padronização, que possibilitam o encontro dos integrantes das Comissões. Dentro deste contexto foram realizadas atividades de validação a campo da documentação desenvolvida, com a participação de equipes de rede das cooperativas filiadas. Neste período já estiveram envolvidos no trabalho mais de 140 profissionais entre: engenheiros, eletrotécnicos, técnicos de segurança do trabalho, projetistas, operadores dos COD’s, eletricistas, advogados e assessores administrativos. Os encontros são realizados na sede das 23 cooperativas do Sistema Fecoergs.

As Comissões Temáticas contam com a participação de representantes das 23 cooperativas do Sistema Fecoergs. Estas desenvolvem documentos técnicos específicos para área elétrica e segurança do trabalho que, aprovados, servem de referência para todo o Sistema Fecoergs.

Segue a lista das Comissões e de seus respectivos coordenadores:


Encontro das Comissões de
Padronização da Geração

Comissão da Padronização da Distribuição
• Comissão de Projetos - Coordenador: Eng. Eletricista Marcos Eidt (Coprel)
• Comissão de Construção/Operação/Manutenção - Coordenador: Eletrotécnico Neurilene Krai (Certel)
• Comissão Mista (Projeto, Construção, Operação e Manutenção) - Coordenação: Eng. Eletricista Marcos Eidt (Coprel) e Eletrotécnico Neurilene Krai (Certel)
• Comissão de COS-COD - Coordenador: Eletrotécnico Luis Volpato (Coprel)
• Comissão de Fiscalização - Coordenador: Eng. Eletricista Francisco de Oliveira (Certel)
• Comissão de Segurança do Trabalho - Coordenação: Técnicos de Segurança do Trabalho João Éderson Oliveira Pacheco (Certaja) e Carlos Alberto Tormes (Coprel)
• Comissão de Linha Viva - Consultoria: Eng. Eletricista Ricardo Brauner (Consultor contratado da Ribra Engenharia)
• Comissão de Iluminação Pública - Coordenação: Eng. Eletricista Marcos Vizzotto (Fecoergs) e Eng Eletricista Luciano Rosito (CEIP-PUCRS-ELETROBRÁS)
• Comissão de LT 69-138kV - Consultoria: Eng. Eletricista Paulo Vallandro (consultor contratado) e Eletricista Lotário Vallari (Certel).
Nota: A Comissão de LT 69kV e 138kV atua especificamente na Certel.

Comissões de Padronização da Geração
• Comissão de Padronização da Geração - Coordenador: Eng. Agrícola Julio Cesar Salecker (Certel) e Eletrotécnico Nélio Koch - (Coprel)


Validação a campo

Equipes de Planejamento de Projetos Específicos
Equipe de Planejamento do Curso de Projetos - Coordenador: Eng. Sérgio Silvello (Ceriluz)
Equipe de Planejamento das Atividades e Fiscalização dos Cursos dos Centros de Treinamento em Eletricidade - Coordenador: Técnico de Segurança do Trabalho João Éderson Oliveira Pacheco (Certaja)

Com o crescimento dos trabalhos realizados, 2004 também marcou um passo importante do Projeto de Padronização, que é a viabilização do Portal da Fecoergs (www.fecoergs.com.br), com a finalidade de disponibilizar todas as informações necessárias para a condução do projeto, bem como facilitar a troca de informações dentro do sistema cooperativo.

Em setembro de 2006, foi incorporado à equipe o Assessor Técnico engenheiro Marcos Vizzotto, que também se dedicaria aos aspectos técnicos da documentação desenvolvida.

Desde 2002 o Projeto de Padronização trabalha no sentido de melhorar o trabalho da equipe técnica das cooperativas. São muitos padrões elaborados e revisados pelas Comissões. Todos com importância fundamental para garantir a segurança dos funcionários envolvidos, e muito mais que isso, garantir uma energia de qualidade e credibilidade.

Com a evolução dos trabalhos desenvolvidos, em 2007 identificou-se a necessidade de uma readequação do nome Projeto de Padronização, passando a denominar-se “Programa de Padronização da Fecoergs”. No mesmo ano, foi incorporada ao programa a descrição das atividades de Geração de Energia Elétrica.

Contatos
Leandro André Hoerlle
Coordenador do Programa de Padronização e Inovação da FECOERGS
www.fecoergs.com.br
leandro@certel.com.br
51-3762-5571

Eng. Eletricista Luis Osorio M. Dornelles
Assessoria Técnica
www.fecoergs.com.br
odornelles@coprel.com.br
(54) 3324.5800


Encontro de Comissões de Padronização da Distribuição

  • Voltar a página anterior
  • Imprimir esta página
  • Voltar ao topo da página
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    Hidrelétricas da Certel já geraram mais de 520 mil MWh
    12/09/2017 - Fundamental por gerar e distribuir energia elétrica confiável, a Certel opera com quatro hidrelétricas ... Leia a matéria »

    Semana de prevenção de acidentes reforça atitude preventiva entre colaboradores
    04/09/2017 - Aconteceu na Ceriluz, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, a 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes ... Leia a matéria »

    Cooperativas fizeram imersão na gestão por processos
    25/08/2017 - Foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto, em Porto Alegre/RS, o curso gestão por processos ... Leia a matéria »

  • QUADRO ESTATÍSTICO
  • FILIADAS FECOERGS
  • ENTRE EM CONTATO