Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Coprel participa de mais um empreendimento de geração energia

31 de Maio de 2019

Obras da PCH Forquilha IV foram acompanhadas pelo conselho de administração e fiscal da Coprel
 
A Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento está participando de mais um empreendimento da área de geração de energia. A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, localizada no Rio Forquilha, entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho/RS, terá uma potência instalada de 13 MW e o custo estimado em R$ 73 milhões. O empreendimento é formado pela sociedade entre a Coprel (20%), a Cooperativa Creral de Erechim (20%), a Cooperativa Ceriluz de Ijuí (20%) e a empresa Erechim Energia (40%).
Para acompanhar a execução do que é planejando pela equipe e aprovado em assembleia, os conselheiros de administração e fiscal da Coprel visitaram as obras no dia 29 de maio.
 
A pequena central hidrelétrica, que tem previsão de ser concluída em março de 2020, está sendo construída com um barramento de 300 metros de comprimento e 8 metros de altura e um canal de adução de 530 metros. A casa de força contará com três turbinas e a energia gerada será lançada no sistema interligado nacional por meio de uma linha de transmissão de 8,7 km.
 
Em 2017 o empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo Governo Federal, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos.
“Em várias das nossas atividades a intercooperação está presente: os projetos conjuntos de geração de energia com outras cooperativas é umas delas. Isso mostra que estamos em sintonia e trabalhando juntos para os melhores resultados econômicos e sociais. E com essa parceria também com os empresários locais, que participam do empreendimento, vamos gerar mais energia de forma limpa e sustentável”, reforça o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello (Coprel -31/05)