Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Ceriluz associados entrando no túnel da usina Sede II

Ceriluz associados entrando no túnel da usina Sede II

Ceriluz doação participativa desde jovem

Ceriluz doação participativa desde jovem

Ceriluz exemplo para juventude, plantio de mudas

Ceriluz exemplo para juventude, plantio de mudas

Dia C - Ações destacam a produção de energia limpa pelas cooperativas de infraestrutura

10 de Julho de 2019

No sábado, dia 06 de julho, comemorou-se o Dia Internacional do Cooperativismo.
A Ceriluz mobilizou associados, conselheiros, colaboradores e seus familiares, além de lideranças regionais, para comemorar essa data importante.
A cooperativa organizou o projeto “O Cooperativismo que Constrói”, que promoveu visitas orientadas na obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária, em construção na Linha 04 Leste, no município de Ijuí. As ações engajaram pessoas de toda a região, que encararam o frio, com sensações térmicas negativas em alguns momentos, para conhecer a obra que atende o sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): promover o Desenvolvimento de Energia Acessível e Limpa.
A intenção foi demonstrar a capacidade das cooperativas de construírem obras que refletem no desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão inseridas, com baixo impacto ambiental e social.
A programação oficial do Dia Internacional do Cooperativismo, culminou no dia 06 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, quando foi realizado um café da manhã que aqueceu a manhã que chegou com geada.
A abertura do evento foi feita pela presidente da Ceriluz e da federação das cooperativas de energia e desenvolvimento do RGS - Fecoergs, Iloir de Pauli, e envolveu conselheiros, colaboradores e seus familiares, juntamente com representantes da imprensa e dos poderes executivo e legislativo da região.
O roteiro de visitação incluiu, além das estruturas da usina, barragem, túnel e casa de máquinas, conhecer ainda o patrimônio histórico existente no local, sendo a antiga casa e o moinho da família Waslawick - com aproximadamente 100 anos de existência, - que foram restaurados e agora servem de escritório para as equipes de trabalho e no futuro serão abertos a visitação para escolas e pessoas interessadas.
Paralelamente a visitação da obra os visitantes se engajaram no plantio de mudas nativas para recuperação das áreas de preservação permanentes (APPs) que integram o espaço do empreendimento, representando a sustentabilidade do projeto que terá 07 Megawatts (MW) de potência instalados, gerados pelo aproveitamento das águas do rio Potiribu.
O Cooperativismo, contudo, também se sobressai em pequenas obras. Com a finalidade de atender o 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Reduzir as Desigualdades – a Ceriluz promoveu ainda uma campanha de arrecadação de agasalhos e alimentos, com pontos de coleta na cooperativa e na PCH Sede II. Todos os colaboradores e pessoas envolvidas nas visitas foram convidados a participar. (Ceriluz – 08/07)