Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Marlene Weber Klassmann, Silvio Borghetti, Volnei Schreiner, Décio Floss, Jânio Vital Stefanello e Leonir Fior

Marlene Weber Klassmann, Silvio Borghetti, Volnei Schreiner, Décio Floss, Jânio Vital Stefanello e Leonir Fior

Coprel recebe visita do presidente da FETAG-RS

06 de Agosto de 2019

O presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, juntamente com o secretário da Coprel Décio Floss, receberam na manhã de sexta-feira, 02, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG, Carlos Joel da Silva. O presidente da entidade sindicalista pode conhecer a estrutura organizacional da Coprel, o modelo de gestão de governança transparente e participativa, e o trabalho desenvolvido pela cooperativa nas áreas rurais e urbanas com distribuição de energia elétrica e internet.
O encontro também contou com a participação de presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais: Leonir Fior de Ibirubá, Marlene Weber Klassmann de Selbach, Silvio Borghetti de Marau e Volnei Schreiner de Victor Graeff, os dois últimos também conselheiros da Coprel. 
A visita teve o objetivo de fortalecer a relação entre a Coprel e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da sua área de atuação. Os sindicatos são parceiros da cooperativa, principalmente no serviço de transferência de titularidade na fatura de energia, e encaminhamento e entrega dos benefícios do programa social Auxílio Pecúlio.
Dentre os assuntos tratados, esteve o Decreto nº 9.642, de 27 de dezembro de 2018, do então presidente Michel Temer, que retirou os descontos na tarifa de energia elétrica da classe rural. De acordo com Stefanello, o assunto deve entrar na pauta do Congresso Nacional e Governo Federal. “Os cooperantes mais atingidos são os produtores rurais da agricultura familiar, pois impacta em custos na cadeia do leite, frango, suínos e grãos. Nós estamos debatendo estratégias para envolver as entidades do cooperativismo e sindicais para pressionar os parlamentares para que esse assunto entre na pauta do governo federal”, ressalta (Coprel - 06/08)