Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

PCH Sede II Centenária - Equipes concentram esforços nas estruturas da casa de máquinas

09 de Dezembro de 2019

 

A obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária entrou em nova etapa de trabalho. As equipes iniciaram a instalação das estruturas da Casa de Máquinas que abrigará os grupos geradores, com capacidade instalada de 07 Megawatts (MW). Até então os trabalhos estavam concentrados na escavação do túnel adutor pelo lado da barragem, trabalho que prossegue. No momento está acontecendo a montagem da tubulação forçada na saída do túnel adutor, para posterior concretagem. São 20 metros de tubulação blindada dentro do túnel, com 3 metros de diâmetro, que se bifurca ao sair do túnel em dois canais paralelos de 27 metros de extensão, com 2,20 metros de diâmetro, que serão interligados aos geradores. Além desse trabalho de montagem da tubulação, também está sendo executada a regularização da base da casa de máquinas, para início da instalação da ferragem para execução da estrutura física da Casa de Máquinas.
A escavação do túnel prossegue pelo emboque, ou seja, do lado da barragem, onde ultrapassou nessa semana os 735 metros. No lado da Casa de Máquinas a escavação foi interrompida em outubro - prevendo o início dos trabalhos na Casa de Máquinas - aos 845 metros, totalizando mais de 1.580 metros escavados até essa semana, 72% da extensão total do túnel.  A perfuração se estenderá pela montante até ambos os túneis se conectarem, com previsão de finalização em abril de 2020.
Em relação à barragem, ela está praticamente pronta, aguardando a construção da ombreira direita, prevista para o final da obra, já com o túnel e a Casa de Máquinas finalizados. A comporta de fundo já foi instalada. Também já foi executada a terraplanagem da área onde será instalada a subestação que dará suporte a energia gerada, anexa à Casa de Máquinas, com capacidade instalada de 20/25 Megavolt-ampere (MVA)- (Ceriluz-09/12)