Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Presidente Iloir fala na solenidade em Chiapeta

Presidente Iloir fala na solenidade em Chiapeta

Assinatura do protocolo de sessão da Ceriluz para a Prefeitura de Chiapeta

Assinatura do protocolo de sessão da Ceriluz para a Prefeitura de Chiapeta

Prefeito Both de Chiapeta se manifesta no evento

Prefeito Both de Chiapeta se manifesta no evento

Primeira usina foi a Nilo Bonfanti, a fio de água

Primeira usina foi a Nilo Bonfanti, a fio de água

Ceriluz completa 20 anos de geração valorizando a primeira usina construída

13 de Dezembro de 2019

No dia 10 de dezembro a Ceriluz completou 20 anos de Geração de Energia e para comemorar optou por valorizar a origem desse trabalho, ou seja, a CGH Nilo Bonfanti, usina aniversariante, que entrou em operação em 1999, no município de Chiapetta. “Apesar de pequena em porte (0,68 Megawatts) ela é grande em termos de importância para o desenvolvimento da Ceriluz e da região. A CGH Nilo Bonfanti é o embrião de todas as demais usinas que vieram depois e ainda estão por vir. Acostumados a trabalhar com distribuição de energia, a geração de energia foi um mundo novo que proporcionou grandes conquistas para a Cooperativa e seus associados”, avalia o presidente da Ceriluz Iloir de Pauli.
O ato que marcou a passagem dos 20 Anos de Geração da Ceriluz aconteceu no dia 13 de dezembro, quando diretores e conselheiros da Cooperativa estiveram em Chiapetta, onde apresentaram um pouco dessa história de desafios em evento que aconteceu às 11 horas, na Câmara de Vereadores, e contou com a presença de lideranças regionais.  “É um orgulho para Chiapetta ser a sede da primeira usina de geração de energia da Ceriluz e que foi o grande laboratório da Ceriluz na questão da geração de energia, que é, sem dúvida nenhuma, um dos principais insumos necessários para que se possa promover o desenvolvimento econômico, tanto na agricultura, quanto na zona urbana”, afirmou o prefeito Eder Luís Both.
Na oportunidade foi realizado ato de assinatura de um protocolo de intenções, onde a Ceriluz se propõe a doar ao município uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, relativa à cascata do rio Buricá, paralela a CGH Nilo Bonfanti, de modo que este possa fazer uso dela como atração turística e lazer. “Estaremos juntamente com a Câmara de vereadores e a comunidade, debatendo melhor esses aspectos, para que possamos, num futuro breve, concretizar essa doação e aperfeiçoar e investir ainda mais no nosso balneário, conciliando de maneira sustentável o lazer, o turismo, o entretenimento, com a geração de energia e o desenvolvimento econômico da comunidade”, finalizou o prefeito.
A atividade de comemoração dos 20 Anos de Geração de Energia da Ceriluz  integrou a programação da 20ª Mateada e Folclore de Chiapetta – Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, que se estende até o domingo, 15 de dezembro (Ceriluz - 13/12)