Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Alpídio e os filhos João e Paulo, diversificaram a produção e também atuam com cultivo orgânico

Alpídio e os filhos João e Paulo, diversificaram a produção e também atuam com cultivo orgânico

Certel - Nos diferentes segmentos da agricultura, a energia não pode faltar

28 de Janeiro de 2020

A diversificação produtiva é um dos fatores que muito contribui com o fortalecimento do agronegócio. Possuir mais de uma fonte de renda acaba sendo uma das alternativas para, caso um segmento agrícola esteja em baixa, haja outro que o sobreponha.

Em Passo das Pedras Brancas, Boqueirão do Leão, o associado Alpídio da Rosa, 61 anos, juntamente com os filhos João Paulo, 35, e Paulo Rodrigo, 30, são exemplos de agricultores bem conectados às transformações necessárias para que o setor primário se mantenha vigoroso.

Além da fumicultura, a família trabalha com bovinocultura leiteira e, especialmente, na produção de verduras, como alface crespa, tomate (cereja doce, italiano e gaúcho), feijão de vagem, pepino, rúcula, tempero verde, pimentão e morango. “Optamos pelo cultivo orgânico, sem veneno algum, para preservar a saúde de quem se alimenta do nosso produto”, salienta seu Alpídio, ao lado dos filhos.

Para todas as atividades desenvolvidas na propriedade, os Rosa necessitam de um fornecimento de energia confiável. “Nossos plantios são todos irrigados e, para que a água seja bombeada do nosso poço e chegue até a horta, dependemos da energia. Também na ordenha, no cercamento do rebanho e nos fornos de secagem do fumo, a energia não pode faltar”, afirma João Paulo. “Só podemos agradecer por sermos associados à Certel, uma cooperativa que atende da melhor maneira seus associados. Quando falta luz, basta ligarmos para o 0800 que as competentes equipes da cooperativa restabelecem o abastecimento”, complementa Paulo Rodrigo. (Certel – 28.01.2020)