Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Painel de abertura do evento Aneel

Painel de abertura do evento Aneel

Da direita – no evento - presidente Iloir, senador Luiz Carlos Heinze, presidente Stefanello e presidente Elemar Batistti da Creluz

Da direita – no evento - presidente Iloir, senador Luiz Carlos Heinze, presidente Stefanello e presidente Elemar Batistti da Creluz

Cinco cooperativas gaúchas de energia entre as 10 melhores empresas do Brasil

19 de Fevereiro de 2020

Cinco cooperativas gaúchas de energia entre as 10 melhores empresas do Brasil

No último dia12 a agencia nacional de energia elétrica (Aneel), fez a entrega oficial do Prêmio Aneel de Qualidade para as empresas (cooperativas e concessionárias) de energia elétrica que tiveram a melhor avaliação dos consumidores, pelos serviços prestados no ano de 2019.

No computo geral das 91 empresas avaliadas, 63 concessionárias e 38 cooperativas, as cooperativas de distribuição de energia mantiveram e ampliaram o seu bom desempenho, desde sua inclusão na pesquisa ANEEL em 2014.

Nesta 17ª edição de premiação, realizada todos os anos pela Agência Reguladora, estiveram presentes o presidente e o superintendente da Fecoergs, Iloir de Pauli e José Zordan respectivamente, que também contou com a presença do presidente da confederação nacional Infracoop, Jânio Vital Stefanello e de federações e cooperativas de outros estados.

As autoridades e representantes do governo federal presentes estavam a diretoria colegiada da Agência, o ministro de Minas e Energia (MME) - Bento Albuquerque, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME - Reive Barros, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico Nacional -  Luiz Eduardo Barata, a vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE -  Solange David, o presidente da ABRADEE -  Marcos Aurélio Madureira, o governador de Santa Catarina - Carlos Moisés e o Conselheiro Alexandre Nina, chefe da Divisão de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços distribuidoras. “Estamos falando de um setor que investe R$ 12 bilhões por ano, movimentando a economia dos estados e do país. De um Setor que é permanentemente cobrado tanto pela ANEEL, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade”, disse.

Durante a premiação as cooperativas tiveram destaque, pois das 10 melhores empresas do Brasil, as cooperativas ficaram com 9 (nove) lugares e apenas uma concessionária.

Do Estado do Rio Grande do Sul foram destacadas as cooperativas: Ceriluz de Ijuí/RS, Creluz de Pinhal/RS, Cermissões de Caibaté/RS, Coprel de Ibirubá/RS e Certel de Teutônia/RS. Sendo que a Ceriluz ficou em primeiro lugar no RGS e terceiro lugar no Brasil – ver acima.

Após o evento, o presidente da Fecoergs Iloir, destacou a importância da premiação e o bom desempenho das cooperativas gaúchas e brasileiras: “A proximidade das cooperativas dos associados é que fazem com que tenhamos um melhor resultado, pois, além de prestarmos um serviço de alta qualidade e com competência, estamos em contato permanente e ouvindo suas demandas”.

Por sua vez o presidente da Infracoop Stefanello, comentou: “Levar energia de qualidade aos associados, esse insumo de produção e de bem-estar social à vida das pessoas, é um trabalho que exige planejamento, muito empenho e o real conhecimento das necessidades deles e isto as cooperativas de energia o fazem com muita dedicação. ”

As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas.

No desempenho geral as cooperativas tiveram um crescimento de 6,57% e as concessionárias 1,92% em relação ao ano de 2018.

As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho. (Fecoergs – 17.02.2020)