Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Concretagem da casa de máquinas

Concretagem da casa de máquinas

Vista jusante da concretagem da casa de máquinas

Vista jusante da concretagem da casa de máquinas

Ceriluz – Obra não teve paralização e casa de máquinas é finalizada

02 de Abril de 2020

Isto permitirá a implantação dos primeiros equipamentos.

Na semana que passou chegou ao fim mais uma etapa de trabalho na obra da Pequena Central Hidrelétrica Sede II Centenária, em Ijuí, com a última concretagem da estrutura física (paredes) da Casa de Máquinas. O clima seco - que está prejudicando a agricultura regional e até mesmo a geração de energia – nesse caso foi favorável, permitindo o bom andamento do trabalho de montagem das ferragens e aplicação do concreto. Essa fase da obra havia iniciado no mês de dezembro, logo após a instalação da tubulação forçada na saída do túnel.

Isso permitirá o início da instalação dos primeiros equipamentos, uma vez que já chegaram ao canteiro de obras os pilares da cobertura da Casa de Máquinas e parte da escada de acesso, estruturas que serão montadas nos próximos dias, juntamente com a ponte rolante que será usada posteriormente para instalação de turbinas e geradores.

Outra parte da obra que volta a receber atenção é a barragem, cuja construção estava em espera, aguardando a evolução das demais etapas. Em breve iniciará a construção da sua ombreira direita, que dará sustentação a toda estrutura. O barramento já está 80% concluído, inclusive com a comporta de fundo instalada.

Coordenada pela empresa Pedra Branca Escavações, a perfuração do túnel adutor prossegue e ultrapassou os 1.120 metros no sentido barragem/casa de máquinas. Considerando que no sentido contrário já foram escavados 844 metros, restam aproximadamente 225 metros a serem abertos, de um total de 2.190 metros.

Cuidados - A obra prossegue com cuidados especiais focando a prevenção do Coronavírus. Por se tratar, em sua maioria, de equipes terceirizadas, formadas por pessoas de fora de Ijuí e de outros Estados, a Ceriluz limitou o deslocamento dos trabalhadores. Operários que estão fora do Estado, não poderão retornar, ao menos até o dia 06 de abril, com possibilidade de prorrogação, conforme o desenvolvimento do surto de coronavírus. As escalas de trabalho das equipes estão sendo organizadas, de modo que os operários apenas estejam no local, quando sua presença for realmente necessária. (Ceriluz – 30.03.2020)