Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Chegada da turbina na obra

Chegada da turbina na obra

Turbina descendo para conexão

Turbina descendo para conexão

Equipamento de conexão sendo instalado

Equipamento de conexão sendo instalado

Ceriluz conjunto de turbina chega à obra da Pch Sede II Centenária

23 de Abril de 2020

A Ceriluz deu mais um importante passo na tarde de quarta-feira, 22 de abril, visando a conclusão da obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária, em construção no município de Ijuí. Na ocasião, recebeu da empresa Hacker Industrial o primeiro conjunto de turbina, composto por Caixa Espiral (caracol), distribuidor, válvula borboleta e conexões. O trabalho mobilizou equipes das empresas envolvidas, especialmente engenheiros e técnicos. Todas as peças individuais foram abaixadas para o interior da Casa de Máquinas, utilizando para isso a ponte rolante previamente instalada com esse objetivo, ou seja, de movimentar máquinas e equipamentos, agora, na instalação, e quando houver necessidade de manutenções futuras. O trabalho de montagem também já iniciou nessa quinta-feira.

A usina utilizará duas turbinas modelo Francis, apropriadas para empreendimentos com pouco volume de água e quedas mais elevadas, caso da PCH Sede II que terá 40 metros de declive entre o ponto da barragem e a Casa de Máquinas. Além desse modelo, existem no mercado ainda as turbinas Pelton, para altíssimas quedas, acima de 100 metros, e a Kaplan, para quedas até 25 metros, modelos utilizados nas PCHs José Barasuol e RS-155, também fornecidos pela empresa Hacker Industrial.

A chegada dos equipamentos foi acompanhada por um grupo de conselheiros da Cooperativa. Além dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários para visitações em obras civis, a Ceriluz disponibilizou álcool gel e máscaras de proteção aos presentes, visando a prevenção ao coronavírus. “Aos poucos estamos retomando nossas atividades, sempre com os cuidados de segurança, e julgamos importante a presença dos conselheiros nesse momento tão simbólico, uma vez que a chegada da turbina demonstra que estamos chegando na reta final desse empreendimento”, afirmou o presidente Iloir de Pauli, que coordenou a atividade. Pensamento semelhante tem o conselheiro Luís Vieira. “Quando você vê uma turbina chegando numa obra, a gente fica realizado porque percebe que ela está quase pronta. No momento que começar a gerar já vem o resultado tão esperado e necessário para levar benefícios e energia de qualidade aos associados”, comentou Vieira.

A PCH Sede II/Centenária está em construção no rio Potiribu, na Linha 04 Leste, em Ijuí, e terá uma barragem acima da Cascata Wazlawick, túnel de adução de aproximadamente dois quilômetros e casa de máquinas próxima à Associação dos Apicultores de Ijuí, alcançado um declive total de aproximadamente 40 metros, o que possibilitará uma capacidade instalada de 7 Megawatts (MW). A perfuração do túnel também entra em sua fase final, restando aproximadamente 60 metros ainda a serem escavados. A barragem está 80% concluída. (Ceriluz – 23/042020)