Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Acima da esquerda - Presidentes Iloir, Jânio, Querino e Renato, superintendente Zordan, presidentes Celso, Diamantino, Alderi, contador José, presidentes Erineo, Jairton e Diógenes e o assessor Luiz.

Acima da esquerda - Presidentes Iloir, Jânio, Querino e Renato, superintendente Zordan, presidentes Celso, Diamantino, Alderi, contador José, presidentes Erineo, Jairton e Diógenes e o assessor Luiz.

Fecoergs em assembleia digital elegeu como presidente Erineo

20 de Maio de 2020

Hoje (20) foi realizada a assembleia geral digital da federação das cooperativas de energia (Fecoergs), que fez com análise do desempenho da federação e das 24 cooperativas de distribuição e geração de energia, no exercício de 2019.

A assembleia digital foi conduzida pelo presidente da federação, Iloir de Pauli, junto com o secretário Querino Volkmer e contou com a colaboração dos assessores Luiz Wolf, José Zordan, Luis Osorio e do contador José Hiller.

O presidente Iloir, inicialmente, fez agradecimentos especial a todos os presidentes participantes e aos assessores que colaboraram para o bom desenrolar da assembleia.

Estiveram presentes 10 (dez) cooperativas de distribuição de energia e 8 (oito) de desenvolvimento e geração, todas representadas por seus presidentes.  

Na sua mensagem o presidente da federação Iloir, destacou a ligação de 2.378 novos estabelecimentos rurais e os investimentos em geração e na distribuição de energia. Falou do bom relacionamento e o intercâmbio técnico, operacional e administrativo das cooperativas, item importante e que, também, está definido no novo planejamento estratégico da Fecoergs, para o período 2020 – 2023.

Com o novo planejamento estratégico foi definida a nova missão da federação, destacado pelo presidente Iloir:  “Integrar e desenvolver, de forma sustentável, as cooperativas de infraestrutura, exercendo a representação político-institucional, compartilhando conhecimentos e soluções inovadoras. ”

 

O presidente Iloir fez referência, com destaque, para o Prêmio Aneel de Qualidade 2019, que através do levantamento do IASC (índice Aneel de satisfação do consumidor), para a qualidade da prestação dos serviços de energia elétrica, novamente colocou as oito cooperativas permissionárias gaúchas entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil. As cooperativas agraciadas com a condecoração foram: Ceriluz de Ijuí/RS, Creluz de Pinhal/RS, Cermissões de Caibaté/RS, Coprel de Ibirubá/RS, Certel de Teutônia/RS, Certaja de Taquari/RS, Cooperluz de Santa Rosa/RS e a Creral de Erechim/RS.

 

O índice médio (IASC) Brasil, em 2019, das 38 (trinta e oito) permissionária foi de 78,19% (das concessionárias foi - 67,38%). Houve uma melhora no índice médio das cooperativas, comparado com o ano de 2018 que foi de 73,37%.

 

“Isto comprova o belo trabalho que as nossas cooperativas realizam em benefício dos associados”, comentou o presidente Iloir.

 

O sistema Fecoergs tem 12 (doze) cooperativas enquadradas, pela Aneel, como permissionárias: Certel, Creral, Creluz, Cooperluz, Cermissões, Ceriluz, Coprel, Certaja Certhil, Coopernorte, Cerfox e Coopersul, além de 2(duas) autorizadas; Cosel e Cervale. A Celetro está em processo de enquadramento como permissionária.

“Apesar da apreensão inicial, consideramos interessante e favorável a nova metodologia de tarifas, às cooperativas, que a lei definiu e a Agência regulamentou, a partir de em 2017, ” disse o presidente da Coprel e da confederação Infracoop, Jânio Vital Stefanello.

A variação no consumo de energia elétrica, em 2019, no Brasil, comparado a 2018, foi positiva de 1,4% - superior ao crescimento do PIB (1,1%) e a energia distribuída pelas cooperativas teve um crescimento de 3,69%.

 

Destacado o processo de padronização das operações das cooperativas que visa à conquista de maiores ganhos de produtividade, rentabilidade e principalmente de segurança nos sistemas de distribuição de energia, com a redução de acidentes de trabalho, proporcionando a redução de custos e assim, as cooperativas podem desenvolver suas atividades com maior segurança.

“Este trabalho teve sequência, em 2019 e vem sendo realizado há 15 (quinze) anos, com a absorção das melhorias tecnológicas e de segurança no trabalho, dentro do programa conjunto de padronização dos processos de gestão, nos níveis gerenciais e operacionais”, disse o superintendente da federação José Zordan.

Dentro do projeto de treinamento e padronização do sistema de distribuição de energia foi apresentado que, em 2019, foram liberados 282 mil reais, pelo Sescoop/RS, isto tornou viável o treinamento e o aperfeiçoamento de 1.178 técnicos, em 16 cursos. “Desde 2004 as cooperativas já treinaram e qualificaram 11.120 técnicos, isto fez com que a prestação dos serviços aos associados, fosse ainda melhor”, disse o coordenador do setor engenheiro Luis Osorio.

Erineo eleito presidente da Fecoergs

Nesta assembleia teve eleição da nova diretoria da federação e do novo conselho de administração, para o biênio 2020/2023 e bem como o conselho fiscal, para o exercício 2020. Os integrantes da nova diretoria da Fecoergs, eleitos, são:  presidente Erineo José Hennemann, da Certel de Teutônia/RS, vice-presidente Renato Pereira Martins, da Certaja de Taquari/RS e como secretário Querino Volkmer, da Cooperluz de Santa Rosa/RS.   

 “Pretendemos dar continuidade ao trabalho muito bem conduzido pelo presidente Iloir de Pauli, com base no novo planejamento estratégico da federação, porém sempre reforçando a necessidade da integração e a participação efetiva de todas as cooperativas, pois é somente assim, acreditamos, que teremos sucesso, ” manifestou o presidente eleito Erineo

Os presidentes de forma unânime manifestaram apoio ao trabalho da nova diretoria e agradeceram o trabalho realizado pelo presidente Iloir de Pauli.

A Fecoergs representa 24 cooperativas de geração de energia e desenvolvimento rural, com 31 usinas, atuam na área de 369 municípios, através de 63 mil quilômetros de redes, com 70.000 mil transformadores instalados, beneficiando com energia 298 mil famílias, o que equivale a população de mais de um milhão e trezentos mil gaúchos. (Fecoergs - 20/05)