Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Certel aperfeiçoando o sistema de distribuição

Certel aperfeiçoando o sistema de distribuição

Certel novas estruturas em obras

Certel novas estruturas em obras

Certel investe na alavancagem do fornecimento energético

05 de Junho de 2020

Com olhar atento ao desenvolvimento da região, a Certel vem desempenhando ações para garantir o melhor atendimento aos seus associados. Todos os investimentos prospectados pelo presidente, Erineo José Hennemann, estão em andamento. Principalmente no que tange à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a cooperativa alavanca ações para disponibilizar soluções, com excelência no fornecimento.

Entre as iniciativas implementadas, destaque para a linha de transmissão de 69 mil volts, interligando as subestações de Teutônia e Lajeado com a nova subestação de Costão, que alimenta o Vale do Taquari com energia oriunda da Serra Gaúcha. “Esta obra vai elevar muito a nossa confiabilidade e a segurança da energia distribuída aos associados”, afirma o coordenador de planejamento técnico, Daniel Luís Sechi.

Segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Meio Ambiente da Certel, Ricardo Jasper, o protocolo para a nova licença desta linha foi emitido de uma forma ágil pela Fepam, permitindo a execução do cronograma de construção planejado pela equipe técnica da Certel.

Além disso, a Certel está investindo consideravelmente na tecnologia das redes de distribuição, com instalação de novos religadores. Caso falte energia de um lado, o outro funcionará automaticamente. “É uma forma muito mais ágil de garantir um abastecimento contínuo”, assinala Sechi.

A ampliação e renovação da frota é outra atitude prestes a acontecer. Será comprado um novo caminhão de linha viva, com cesto duplo, que permite manutenções sem desligar a rede de energia. “É algo que já fazemos há anos e que, cada vez mais, será implementado para assegurarmos um fornecimento sem interrupções”, frisa Sechi, acrescentando que também serão adquiridos seis caminhonetes para incrementar o atendimento dos plantões.

Há também uma atenção voltada à qualidade dos transformadores nas quatro subestações rebaixadoras. Exemplo é o transformador da subestação de Teutônia que, pelo planejamento da cooperativa, será substituído em breve. “Já efetivamos o pedido de compra, e o novo será entregue em fevereiro de 2021. Simboliza um grande avanço para o quadro social”, observa.

Segundo o diretor de geração, Julio Cesar Salecker, as obras da quinta hidrelétrica deverão iniciar em agosto e a conclusão é prevista para 2022. “A PCH Vale do Leite será construída no Rio Forqueta, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo, e terá 6,4 MW de potência instalada. Também há projetos de novos investimentos em geração fotovoltaica e eólica”, enfatiza. (Certel – 05.06.2020)