Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

CGH Igrejinha

CGH Igrejinha

Empreendimentos que a Coprel possui participação devem estar com as obras concluídas até final do ano

19 de Junho de 2020

Projetos de intercooperação: PCH Forquilha e CGH Igrejinha devem ser concluídas em 2020

A Coprel Geração e Desenvolvimento investe em projetos de geração de energia limpa e renovável para gerar resultados que são aplicados em programas sociais e no desenvolvimento das atividades produtivas dos cooperantes. Atualmente, estão em andamento as obras de duas usinas em que a Coprel possui participação: CGH Igrejinha e PCH Forquilha IV Luciano Barancelli.
CGH IGREJINHA:
A Central Geradora Hidrelétrica Igrejinha é um empreendimento da Boa Vista do Cadeado Energia, constituída pela Cooperativa Ceriluz de Ijuí, (que possui 59% de participação), e a Coprel, com 41%.  A usina está sendo construída na Rio Ijuizinho, localizado entre os municípios de Boa Vista do Cadeado e Jóia/RS. A obra conta com 99% do túnel perfurado, restando apenas três metros, além da conclusão o último bloco do barramento. Na fase atual das obras, as equipes estão trabalhando na concretagem da casa de máquinas. Na próxima etapa será construída a câmara de carga (estrutura que fica posicionada entre o final do túnel e o início dos condutos forçados) e instalado os hidromecânicos (equipamentos que bloqueiam e interrompem a vazão de água em um circuito hidráulico como o conduto forçado e as comportas). A usina deve ter sua obra concluída no mês de dezembro, e contará com uma potência de 4,85 MW, energia para atender mais de 5 mil famílias.

PCH FORQUILHA IV LUCIANO BARANCELLI:
Outra usina em construção é a PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, empreendimento formado pela Coprel (20%), Cooperativa Creral de Erechim (20%), Cooperativa Ceriluz de Ijuí (20%) e a empresa Erechim Energia (40%). A usina está sendo construída no Rio Forquilha, entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho/RS. Nesta obra, a tomada d’água e a barragem estão concluídas, e as turbinas e os geradores já foram instalados.  Estão sendo construídas a linha de transmissão e a subestação elevadora, além da instalação de equipamentos auxiliares e unidades hidráulicas nos grupos geradores, finalização da parte elétrica e automação. A usina vai contar com um barramento de 300 metros de comprimento e 8 metros de aula, e um canal de adução de 530 metros. Quando concluída, a PCH Forquilha terá uma potência instalada de 13MW, isso significa disponibilidade de energia para 11 mil famílias. A previsão de início de operação é para o mês de setembro.
Com estes investimentos realizados por meio da intercooperação, se torna possível para  Coprel e as demais cooperativas investirem em mais projetos de geração de energia, sendo que os custos podem ser divididos e os riscos dos investimentos são menores. Os resultados gerados pelas usinas são aplicados em fundos de investimentos como o programa social Auxilio Pecúlio, que desde 1999 já beneficiou mais de 13.400 cooperantes (Coprel - 18/06)