Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Forquilha IV com enchimento da barragem

Forquilha IV com enchimento da barragem

Máquinas instaladas

Máquinas instaladas

Subestação nos ajustes finais

Subestação nos ajustes finais

Adução na espera

Adução na espera

PCH Forquilha IV entra em fase final de obras

17 de Julho de 2020

A PCH Forquilha IV - Luciano Barancelli, localizada no rio Forquilha, entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho começou a ser construída em agosto de 2018. 

Hoje recebeu licença da FEPAM para enchimento do lago. 
Com potência instalada de 13 MW e investimento custo estimado em R$ 74 milhões, o empreendimento é formado pela sociedade entre as cooperativas Creral de Erechim, Ceriluz de Ijuí, Coprel de Ibirubá e a empresa Erechim Energia.
Com previsão de ser concluída  no primeiro semestre de 2020, a pequena central hidrelétrica terá um barramento de 300 metros de comprimento e 8 metros de altura, área de alago de 41 hectares e canal de adução de 530 metros.

A casa de força contará com três turbinas e a energia gerada será lançada no sistema interligado nacional por meio de uma linha de transmissão de 8,7 km.

A energia gerada poderá suprir mais de 18 mil residências.

No período de construção gerou  mais de 250 empregos, agora devesse contar os ganhos permanentes aos municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho, com provável aumento de 20% no IDH. Normalmente ocorre onde são implantadas usinas.
Em 2017 o empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo governo federal, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos.  (Fecoergs e Creral – 17.07.2020