Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Redes da Ceriluz com qualidade na energia

Redes da Ceriluz com qualidade na energia

Ceriluz terá redução nas tarifas de energia

31 de Julho de 2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira, 28 de julho, o reajuste das tarifas de 14 cooperativas com aniversário tarifário em 30 de julho, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Entre elas, a Ceriluz, que repassará aos seus associados, a partir do mês de agosto, uma tarifa 0,55% menor, na média, em relação a praticada no período tarifário 2019/20. “Essa é uma excelente notícia que aguardávamos com ansiedade e que vem a partir de algumas iniciativas que tomamos com essa finalidade” comemora o presidente, Iloir de Pauli.
Esse índice final se dá a partir do reajuste de -2,58% para os associados de Alta Tensão, e de 1,77% para os de Baixa Tensão. Ao calcular a tarifa a agência reguladora considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide a inflação e outros custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
O resultado é importante principalmente pelo momento enfrentado no Rio Grande do Sul, que sofre os reflexos econômicos da pandemia do Coronavírus e também da estiagem. “Em abril implantamos um desconto de 10% sobre as tarifas de todos os associados, com o objetivo de ajudá-los a enfrentar esse momento.
Nossa expectativa era de não aumentar agora as tarifas, considerando que as dificuldades econômicas ainda persistem”, explica Iloir. Assim, com o fim do desconto, as tarifas voltam praticamente ao que eram até março, antes da vigência do desconto. No entanto, o presidente não descarta estender o desconto, decisão a ser tomada em reunião do Conselho de Administração da Ceriluz, nos próximos dias.
Entre os fatores para alcançar o reajuste anunciado pela Aneel, estão tratativas realizadas entre a Ceriluz e a agência nesse sentido, já com reflexos da adoção de um novo mecanismo de negócio. No dia 05 de maio a Ceriluz Distribuição realizou um leilão que garantiu a compra de energia da Electra Comercializadora de Energia Ltda., a vigorar de agosto de 2021 a dezembro de 2040.
Pelo leilão a Cooperativa passará a adquirir a energia que repassará aos associados ao preço de R$138,38 o Megawatts (MW), uma redução significativa no valor, considerando que atualmente a Ceriluz adquire a energia da RGE ao preço de R$215,00 o MW. (Ceriluz – 29.07.2020)