Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Presidente da Coprel e a redução nas tarifas - Esta redução de tarifas ocorre graças a um amplo trabalho de planejamento estratégico da cooperativa

Presidente da Coprel e a redução nas tarifas - Esta redução de tarifas ocorre graças a um amplo trabalho de planejamento estratégico da cooperativa

Os investimentos da Coprel em redes e subestações não param

Os investimentos da Coprel em redes e subestações não param

Quadro 1 - Índices de reajustes homologados para Coprel

Quadro 1 - Índices de reajustes homologados para Coprel

Conta de luz da Coprel fica mais barata

31 de Julho de 2020

 

As tarifas de energia ficarão, em média, 8,36% menores a partir de 30 de julho.
Uma ação realizada pela Coprel no ano passado começa a ter impacto positivo para os cooperantes. Nesta terça-feira, dia 28 de julho, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, homologou as novas tarifas de energia da Coprel Cooperativa de Energia, por meio da Resolução Homologatória nº 2.744/2020.
As tarifas de energia ficarão, em média, 8,36% menores a partir de 30 de julho.
Os cooperantes do Grupo B, que em sua maioria são pequenos comércios, residências e propriedades rurais, terão uma redução média de 7,90%.  Destaque para os cooperantes da classe residencial urbana, que perceberão uma queda de 12,84% em suas tarifas. 
Para as indústrias e grandes consumidores pertencentes ao Grupo A - a redução média será de 8,87%, podendo variar para mais ou para menos em função do perfil de utilização da energia e demanda ao longo do mês.
Esta redução nas tarifas só foi possível devido ao planejamento da Coprel, que foi a primeira cooperativa de energia do país a promover um leilão de energia, organizado em julho de 2019, que reduziu significativamente os custos com a compra de energia que são repassados aos cooperantes. As baixas nas tarifas deverão ocorrer também no processo de reajuste do ano que vem. Nas simulações feitas, a previsão é de que em julho/2021 as tarifas da Coprel estejam em média 20% menores que as atuais (isso se não ocorrerem mudanças drásticas na economia e na legislação do setor elétrico).
Ficamos muito felizes em fazer este anúncio aos nossos cooperantes, especialmente neste período de instabilidade econômica. Esta redução de tarifas ocorre graças a um amplo trabalho de planejamento estratégico que a Coprel realiza, em que foi percebida a oportunidade de trabalhar com a compra de energia em leilão, algo complexo e até então inédito dentre as cooperativas. O processo deve resultar em mais de 20% de redução nas tarifas de energia elétrica para nossos cooperantes. Temos certeza que isso impulsionará ainda mais o desenvolvimento da nossa região”, destacou o presidente Jânio Vital Stefanello.
Os novos valores de tarifas passarão a valer na energia consumida a partir do dia 30 de julho. Como o consumo do mês de agosto é pago somente em setembro, será a partir deste mês que os cooperantes vão perceber a redução no custo da energia.
O reajuste anual das tarifas de energia das cooperativas e concessionárias de todo o Brasil é regulado pela ANEEL, considerando, entre outros fatores, o preço da energia comprada, os custos dos encargos setoriais, as tarifas de transmissão e o mercado atendido pela cooperativa. Este reajuste tarifário é anual, e no caso da Coprel, o anúncio pela ANEEL é feito sempre no mês de julho. (Coprel – 30.07.2020)