Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Certaja teve redução nas tarifas de energia

Certaja teve redução nas tarifas de energia

Certaja tem redução no valor das tarifas de energia

31 de Julho de 2020

 

As tarifas de energia elétrica dos cooperados atendidos pela Certaja Energia terão seu reajuste anual a partir de 30 de julho de 2020, de acordo com a Resolução Homologatória ANEEL Nº 2.740, de 28 de julho de 2020. 

O efeito tarifário médio a ser percebido pelos cooperados será uma redução de 4,62%. Para os cooperados atendidos em Alta Tensão (Grupo A) o efeito médio a ser percebido é negativo em 10,98% e para os atendidos em Baixa Tensão (Grupo B) é negativo em 2,12%.

Os cooperados de baixa renda terão uma redução de -6,82%. Os demais integrantes da classe residencial, um reajuste de -5,31%; já para a classe rural, o efeito para o cooperado será de +2,22%, em vista da retirada de 20% dos descontos, prevista em Decreto Federal.

O principal fator de redução é o preço da energia adquirida pela Cooperativa em leilão realizado no ACL – Ambiente de Contratação Livre que, apesar de influenciar os custos somente em seis meses de 2021, levou a uma redução de 31% nos custos deste insumo.

O presidente Renato, juntamente com sua diretoria e conselho, comemora o resultado: “Temos certeza de que esta redução no preço do Kwh, para a maioria dos cooperados, nesse momento de crise e instabilidade causado pela "Pandemia" será muito benéfico. A redução ocorrida foi graças a uma decisão arrojada da direção da cooperativa que, através de um leilão, comprou energia no mercado livre por um valor bem inferior ao até então praticado." (Certaja – 29.07.2020)