Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

A nova subestação vai se juntar a esta de Taquari (2013), além da Vendinha e com o nome de Vale Verde

A nova subestação vai se juntar a esta de Taquari (2013), além da Vendinha e com o nome de Vale Verde

Subestações da Certaja interligadas

Subestações da Certaja interligadas

Presidente Renato, em videoconferência, debate com os técnicos a obra

Presidente Renato, em videoconferência, debate com os técnicos a obra

Certaja Energia prevê início das obras da subestação Vale Verde em junho de 2021

26 de Agosto de 2020

Está prevista para iniciar em junho de 2021 as obras da subestação Vale Verde e Linha de transmissão de 69 kV que sairá de Venâncio Aires até Vale Verde. Até lá é preciso receber as liberações de licenças ambientais dos órgãos competentes.
“Atualmente estamos em andamento com as etapas de projetos e licenciamento ambiental do empreendimento”, explica o gerente de distribuição, Eleandro Marques.
A subestação está projetada para operar com um transformador fixo de 10MVA, podendo também ser energizada pelo transformador móvel da Certaja de 25 MVA. A subestação pode ser ampliada futuramente, pois o projeto contempla estrutura completa para mais um transformador de potência, se necessário.
Entre os benefícios aos cooperados estão a melhoria da confiabilidade, qualidade do produto, maior possibilidade de transferência de cargas entre alimentadores, minimizando em muitos casos o tempo de falta de energia em dias de emergência e manutenções do sistema, bem como disponibilidade de uma energia confiável para receber novos empreendimentos que queiram se instalar na região e com isso alavancar o desenvolvimento daquelas comunidades.
As localidades de Rio Pardo, Vale Verde, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado sentirão diretamente os efeitos positivos do investimento infraestrutural. Reuniões de alinhamento ajudam a definir detalhes, com a participação das empresas contratadas, cada uma dentro do seu escopo: liberação ambiental (Geocenter), projeto da linha de transmissão (Engetran), projeto da subestação (Gama Engenharia) e avaliação das propriedades (Fundiário, Liberj).
Colaboradores da Certaja acompanham de perto o diálogo, como o presidente Renato Martins, o gerente de distribuição Eleandro Marques, o Gestor da Engenharia Luciano Monteiro, o gestor do setor de Segurança e Meio Ambiente, Leandro Vargas, e o suporte de contratos Marciano Vicari. A ideia é alinhar os cronogramas, com a proposição de ajustes diretamente com as contratadas. (Certaja – 25.08.2020)