Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Adequações em projeto permitem ampliação da potência instalada da PCH Ijuí Centenária

02 de Setembro de 2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou no dia 01 de setembro, em publicação no Diário Oficial da União, o aumento da Potência Instalada da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ijuí Centenária, que passa de 7 Megawatts (MW) para 7,9 MW. Uma grande notícia para a Ceriluz, afinal, sem maiores investimentos, apenas com algumas mudanças no arranjo em relação ao projeto original e a melhoria das tecnologias aplicadas, os engenheiros responsáveis conseguiram aumentar em 0,9 MW a sua capacidade de geração. É como se a Cooperativa construísse mais uma usina, aliás, superior a CGH Nilo Bonfanti, em Chiapetta, que tem uma capacidade instalada de 0,68 MW.
A mudança foi possível a partir da alteração da queda da água, inicialmente calculada para ser de 39,17 metros e que agora passou para 40,95 metros, considerando o ponto de coleta da água, na barragem, e as turbinas, na casa de máquinas. Com a revisão do estudo hidrológico identificou-se também o aumento do engolimento de água das máquinas, passando de 22 m3 por segundo para 24 m3/s. “Com base nessas informações foi revisto o rendimento das máquinas e verificou-se a possibilidade de ampliar a Potência Instalada da usina, o que representa uma produção maior e também melhores resultados econômicos a partir da revisão da garantia física, com reflexos na comercialização da energia” analisa o engenheiro eletricista João Fernando Costa.
A alteração da capacidade nominal da usina se deu a partir de pedido de mudança no Departamento de Recursos Hídricos (DRH), ligado à Secretaria de Meio Ambiente do RS, que emitiu uma nova outorga d’água. Esse novo documento foi encaminhado à FEPAM, que verificou que não houve alterações nos impactos e atualizou a Licença de Instalação, já informando a nova Potência Instalada. Esse último documento foi encaminhado à Aneel, que homologou a alteração.  A usina está sendo construída pela empresa Ijuí Centenária Geração SPE Ltda., pertencente ao Grupo Ceriluz, no rio Potiribu, no município de Ijuí (Ceriluz - 02/09/2020)