Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Energia de qualidade com valores reduzidos

Energia de qualidade com valores reduzidos

Aneel homologa resultado do leilão da Ceriluz

25 de Setembro de 2020

Na segunda-feira, 21 de setembro, foi publicada importante decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica que diz respeito às futuras tarifas de energia da Ceriluz. Por decisão do superintendente de regulação econômica e estudos do mercado da Aneel, Júlio César de Rezende Ferraz, foi aprovado “o Contrato de Comercialização de Energia a partir de Licitação Pública - CCE500LP (CCVEE nº 001/2019), celebrado entre a compradora Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – CERILUZ e a vendedora Electra Comercializadora de Energia Ltda. – ELECTRA [...]”. A decisão homologa o leilão de compra de energia realizado pela Ceriluz no dia 05 de maio deste ano, que teve a empresa Electra Comercializadora de Energia Ltda., como vencedora e que fornecerá a energia distribuída pela Ceriluz no período de agosto de 2021 a dezembro de 2040, ao preço de R$138,38 o Megawatts (MW). Uma redução significativa no valor, considerando que atualmente a Cooperativa adquire a energia da RGE ao preço de R$215,00 o MW.
O leilão foi realizado por meio de plataforma digital da Paradigma Businness Solutions e assessoria da AlphaInfra Energia. Além da vencedora, participaram do leilão as empresas Copel Comercialização SA. e Tradener Ltda. A expectativa da direção da Ceriluz é que a partir do próximo ano, no reajuste tarifário que ocorre em julho, a Aneel aprove a redução das tarifas a serem aplicados aos associados da Ceriluz, considerando a diminuição do valor de compra da energia.
Esse resultado reflete o trabalho da direção da Ceriluz em buscar tarifas justas aos associados. No reajuste tarifário deste ano, ocorrido em 28 de julho, a Ceriluz já conquistou uma redução média de 0,55% em relação a praticada no período tarifário 2019/20. Os índices foram de -2,58% para os associados de Alta Tensão, e de 1,77% para os de Baixa Tensão. Antes, entre os meses de abril e julho a Ceriluz concedeu desconto de 10% sobre as tarifas de energia, usando recursos próprios para essa finalidade, considerando as dificuldades econômicas geradas pela estiagem na região e os efeitos da Pandemia de Coronavírus. (Ceriluz – 23.09.2020)