Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Colaboradores da Ceriluz revisam procedimentos da NR 10

01 de Outubro de 2020

A Ceriluz proporcionou nessa semana para um grupo de seus colaboradores o Curso de Reciclagem sobre a NR-10, Norma Regulamentadora de segurança e saúde no trabalho, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade. Nessa primeira etapa 33 colaboradores que atuam diretamente com energia, divididos em duas turmas, participaram de treinamento de 16 horas que visa reiterar os procedimentos definidos pela norma. Os demais colaboradores participarão de uma segunda etapa prevista para acontecer em novembro, envolvendo mais quatro turmas.
Quando o colaborador é contratado para atuar na Ceriluz ele obrigatoriamente passa por uma qualificação de 80 horas específica sobre a Norma Regulamentadora 10 e a cada dois anos a Cooperativa deve disponibilizar um curso de reciclagem, assim como todas as demais empresas que atuam no setor. O conteúdo programático do treinamento inclui a revisão dos procedimentos básicos de trabalho, como uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs), e procedimentos de primeiros socorros e abaixamento de vítimas em postes.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro eletricista, Elmo Ebanes Schneider, e pelo técnico em segurança do trabalho, Dênis de Carvalho Spier, profissionais do Colégio Evangélico Panambi. As instruções foram ministradas no salão de atos da Afucoper, em Ijuí, entre o dia 29 de setembro e 02 de outubro, sendo dois dias para cada turma. O ambiente em questão foi escolhido visando atender os cuidados necessários para a prevenção do contágio do coronavírus, com todos os envolvidos usando máscaras e respeitando o distanciamento mínimo necessário. A qualificação foi realizada a partir da suspensão da Medida Provisória (MP) 927/20, que interrompeu temporariamente todos os treinamentos com aglomerações (Ceriluz - 01/10/2020)