Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Enchimento do lago da central hidrelétrica Igrejinha

Enchimento do lago da central hidrelétrica Igrejinha

Enchimento do lago da CGH Igrejinha vai acontecer nesse mês de outubro

29 de Outubro de 2020

A Empresa Boa Vista do Cadeado Energia Ltda., proprietária da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, em construção na comunidade de Ponte Queimada, interior de Boa Vista do Cadeado, divisa com o município de Jóia, informa que com a finalização da construção da barragem da referida usina, no leito do rio Ijuizinho, solicitou à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) a autorização para o enchimento do lago, o que foi agendado para ocorrer no dia 15 de outubro do presente ano.
A hidrelétrica em questão formará um reservatório do tipo fio d’água, com área aproximada de 13,38 hectares. O enchimento do reservatório será executado seguindo as diretrizes do órgão regulador, verificando as alterações do regime hidrológico e analisando os impactos sobre a ictiofauna (peixes) e a flora aquática.
As ações de pós-enchimento do reservatório incluirão ainda um Plano de Gestão Ambiental, contando com o monitoramento da qualidade da água e hidrossedimentológico, além do resgate da fauna.
Todo o processo leva em consideração os Programas Ambientais dispostos na Licença de Instalação (LI) Nº 00034/2020. (Ceriluz – 27.10.2020)