Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

PCH Forquilha IV

PCH Forquilha IV

Nova usina na região, pronta para entrar em testes

Nova usina na região, pronta para entrar em testes

PCH Forquilha IV recebe Licença de Operação da Fepam

25 de Novembro de 2020

 A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, recebeu na última semana da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS (Fepam) a Licença de Operação autorizando o início das atividades. Com esta liberação, conforme fala do presidente da Creral, João Alderi do Prado, nos primeiros dias de dezembro a usina já deverá realizar os testes com carga e na segunda quinzena do mês entrar em operação comercial.
 “Estamos apenas aguardando a RGE fazer o comissionamento e a energização da subestação seccionadora em Maximiliano de Almeida, que deve ocorrer nos próximos dias, para então dar início a operação da PCH”, explica Alderi.
 A pequena central hidrelétrica foi construída no rio Forquilha entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho, em uma parceria das cooperativas Creral de Erechim, Coprel de Ibirubá, Ceriluz de Ijuí e a empresa Erechim Energia.
Sobre a usina 
 A usina, teve o início de suas obras em 2018, sendo concluída em, aproximadamente, dois anos, com investimento de R$ 74 milhões. O empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo governo federal em 2017, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos. 
 O barramento construído para a usina tem 282 de comprimento e 6 metros de altura, e teve suas comportas fechadas no início do mês de agosto, após a liberação da Fepam, para o enchimento do lago, que ocupa uma área de 41 hectares. O canal para levar a água até a casa de força tem 539 metros de extensão.
 A usina tem potência instalada de 13 MW, contando com três (3) turbinas, modelo Kaplan, com potência de 4.351 kW cada, e três (3) geradores de 4.850 kVA, uma subestação elevadora de tensão para 69 kV,  uma linha de transmissão de 8,7 quilômetros e uma subestação seccionadora, localizada em Maximiliano de Almeida, para lançar a energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).
 Durante todas as etapas de construção da PCH, foram criados cerca de 250 empregos diretos e indiretos (Creral - 24/11/2020)