Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Equipe de comunicação da Certaja, junto com presidente Renato

Equipe de comunicação da Certaja, junto com presidente Renato

Certaja é premiada nacionalmente por projeto Sementes do Cooperativismo

27 de Novembro de 2020

2º lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo no Prêmio Somoscoop reconheceu iniciativa certajana em atuação desde 2004.
Em cerimônia virtual na tarde de 24 de novembro, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgou os Vencedores do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano, entre um total de 595 inscrições de 22 estados nas categorias Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Cooperjovem, Fidelização, Inovação, Intercooperação e Influenciadores.
A Certaja Energia conquistou um honroso 2º lugar em nível nacional, entre um total de 91 inscritos na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o Projeto Sementes do Cooperativismo. “Este é o reconhecimento pelo empenho de nossa equipe em espalhar a semente da cooperação entre jovens. Estamos construindo um mundo diferente quando começamos a cultivar valores elevados desde cedo. Esse é o espírito cooperativista que nos norteia desde que a Cooperativa acendeu sua primeira lâmpada nas comunidades rurais que atende”, frisou o presidente da Certaja Energia, Renato Martins, em sua fala ao vivo no evento. A gestora do Núcleo de Comunicação da Cooperativa, Simone França, pontua o engajamento que brota a cada edição do Sementes, em diferentes escolas do Ensino Fundamental. “Nesses momentos percebemos o quanto os jovens são corações e mentes férteis para que germine uma outra mentalidade, que pense na coletividade e construção de um país melhor. Temos orgulho de nos envolver com causas desse tipo”.
Antes de serem conhecidos os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias do prêmio, o presidente da OCB, Márcio Freitas, fez questão de destacar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, especialmente nesse momento de pandemia, que acelerou as transformações que já vinham ocorrendo. “Este não tem sido um ano fácil, mas mostra o quanto as cooperativas são essenciais para os brasileiros e para a nossa economia. De norte a sul, elas não pararam. Respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, as coops continuaram trabalhando para que o país não parasse. E é para isso que estamos aqui, hoje: para celebrar o compromisso das cooperativas com o crescimento do país”, enfatiza o líder cooperativista.
A transmissão completa do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano pode ser assistida na íntegra no canal do Youtube da OCB: https://www.youtube.com/watch?v=EoK-oabIs1c
Experiência Coletiva - Criado em 2004 e reformatado em 2010, o objetivo do Sementes do Cooperativismo é ampliar a educação cooperativista para além dos associados, visando preparar os futuros líderes e cooperados da Certaja a contribuírem com o desenvolvimento da cooperativa. O projeto atende o 5° princípio do cooperativismo (Educação, Treinamento e Informação), que trata da Educação Cooperativa, manifestando o compromisso com a comunidade e é desenvolvido em escolas da área de atuação da Cooperativa. A valorização do ser, ao invés do ter, é um dos alicerces do Sementes. Desafios são lançados nas instituições escolhidas a cada ano, com reuniões preparatórias organizadas pelo Núcleo de Comunicação da Certaja e constante apoio e monitoramento. As apresentações culturais ocorrem em um dia festivo, com direito a peças de teatro, paródias, shows e a culminância com a divulgação dos resultados. Um almoço em clima de fraternidade entre os jovens encerra a programação.
A organização do Projeto está sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação da Cooperativa e conta com a parceria e apoio do Sistema Ocergs/Sescoop-RS. (Certaja – 25.11.2020)