Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Lançamento via drone reduziu impacto ambiental

Lançamento via drone reduziu impacto ambiental

Tecnologia agiliza atendimento aos associados

Tecnologia agiliza atendimento aos associados

Certel utiliza drone para viabilizar rede trifásica em Canudos do Vale

25 de Janeiro de 2021

A comprovação de que a Certel se dedica para manter a qualidade na distribuição de energia elétrica aos seus mais de 70 mil associados se verifica nas mais diversas localidades. Um bom exemplo é Araguari, em Canudos do Vale, onde a cooperativa realizou a transformação de sistema monofásico para trifásico. São quatro quilômetros de rede que, agora, potencializam o desenvolvimento agropecuário. A obra compreendeu também a instalação de 21 postes de concreto e quatro transformadores.
Segundo o supervisor de construção e manutenção de redes até 138 kV da Certel, Nilson Daniel Pires, o apoio da tecnologia contribuiu significativamente para a realização deste serviço, numa região considerada montanhosa e de difícil acesso. “Com um drone, efetuamos o lançamento de cabos, evitando a retirada de 50 árvores nativas, o que ocasionaria uma reposição florestal obrigatória de aproximadamente 750 mudas de árvores”, relata.
O projetista de redes de distribuição, Michael Daniel Thies, observa que, considerando-se levantamento, licenciamento, abates, reflorestamento, acompanhamento e relatórios, a utilização do drone simbolizou uma economia de aproximadamente R$ 6 mil para a cooperativa, além de todo o impacto ambiental e risco aos colaboradores que foram evitados. “Nossas equipes são muito bem capacitadas e se engajam diariamente para levar a melhor energia a todo o quadro social, e a tecnologia também acaba favorecendo esses trabalhos fundamentais”, salienta (Certel - 22.01.2021)