Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Presidente da Certhil - Celso Benedetti coordena os trabalhos da assembleia

Presidente da Certhil - Celso Benedetti coordena os trabalhos da assembleia

Assessor da Certhil - Edelmar Barasuol apresenta o desempenho do exercício

Assessor da Certhil - Edelmar Barasuol apresenta o desempenho do exercício

Certhil investe na ampliação da usina

Certhil investe na ampliação da usina

Certhil investe em subestação para melhorar e garantir o fornecimento de energia

Certhil investe em subestação para melhorar e garantir o fornecimento de energia

Certhil realizou Assembleia Geral Ordinária

16 de Abril de 2021

No dia 26 de março de 2021, a Certhil realizou a Assembleia Geral Ordinária das cooperativas Certhil Distribuição e Certhil Desenvolvimento, coordenada pelo presidente Celso Benedetti.

Devido ao cenário da pandemia atual, e priorizando a segurança de todos, o formato escolhido pela cooperativa foi o semipresencial, priorizando o acesso online através de plataforma digital, contando de forma presencial com 29 associados, representando os demais.

A prestação de contas que contou com a apresentação do balanço patrimonial, das demonstrações de sobras, fluxo de caixa, balanço social, pareceres dos conselhos de administração e demais informações referentes à prestação de contas do exercício social de 2020 das duas cooperativas, foram apresentados em tempo real para os participantes da reunião virtual, bem como os associados presentes na Associação dos Funcionários da Certhil- Afucer, em Três de Maio, pelo assessor Edelmar Barasuol.

Os associados que participaram da assembleia de forma online, por meio da plataforma utilizada, puderam interagir no ambiente virtual, bem como participar da votação da chapa única do Conselho Fiscal, gestão 2021/2022.

Somando os votos dos associados presentes na AGO e os associados ouvintes de forma remota, os relatórios de gestão de ambas as cooperativas foram aprovados, bem como a chapa do conselho fiscal que foi apresentada aos associados através de fotos, sendo composta pelos conselheiros: Jonas Fernando Costa Massoco, Solando Schlosser, Vilmar Mansueto Dallazen, Danilo Luiz Riffel, Euclides Fiorentini e Francisco Juares Santor.

O ano de 2020 foi positivo para as duas cooperativas, tanto a Distribuição como a Desenvolvimento, apresentaram um crescimento positivo.

A Cooperativa de Distribuição teve uma sobra de R$4.642.347 milhões, o que representa um crescimento de 16,31% em relação ao ano anterior.

A Cooperativa de Desenvolvimento teve uma sobra de R$1.386.864 milhão, não teve um crescimento em relação ao ano anterior, 2019, mas ficou dentro do previsto projetado para o ano de 2020.

A Certhil encerra o ano de 2020 com um saldo ativo girando em torno de 79 milhões, no somatório de ambas as cooperativas, considerando o momento atual que estamos vivendo, devido à pandemia.

As cooperativas de Distribuição e Desenvolvimento, agradecem seus cerca de 8.636 associados, divididos nos 11 municípios de sua área de atuação, pela colaboração e participação nos resultados alcançados.

Investimento Certhil Distribuição

A Certhil Distribuição está realizando um investimento, que gira em torno de 35 milhões de reais, aplicados durante o ano de 2020 e 2021, voltado à construção da Subestação Nossa Senhora do Carmo.

O projeto está na fase de construção da linha de transmissão, que ligará a Subestação da CEEE em Santa Rosa à Subestação 69kV da Certhil, na localidade de Nossa Senhora do Carmo, em Três de Maio. As linhas e redes de distribuição já existentes, passarão por manutenção e melhoria, sendo reforçadas para atender a nova demanda de energia, contarão ainda com a implantação de uma nova linha que terá dois novos alimentadores, fazendo a conexão da estação rebaixadora do Km 13 até a estação rebaixadora de Independência.

A obra, com previsão de término e início das operações no segundo semestre de 2021, tem por objetivo melhorar a qualidade de energia dos cooperados, buscando propiciar maior disponibilidade energética visando o crescimento regional.

Investimento Certhil Desenvolvimento

A Certhil Desenvolvimento tem como principal investimento a repotencialização da Usina CGH Buricá. As obras já passaram pela supressão vegetal no local onde será instalada a casa de máquinas da terceira unidade geradora de energia elétrica. As obras civis estão programadas para ter início nos primeiros dias de abril/2021.

A nova turbina terá potência nominal de 1.385 kW e praticamente dobrará a capacidade de geração de energia através do Rio Buricá. Além da nova unidade, a atualização dos painéis de controle e comando das máquinas existentes, fazem parte do investimento da cooperativa, que estima um investimento total de 10 milhões nesta obra de ampliação.

A Certhil Desenvolvimento também está investindo em uma nova fábrica de artefatos de cimento, a qual ficará localizada na Área Industrial II de Três de Maio. No total foram comprados 8 terrenos no valor total de 500 mil. A previsão para início das obras é em meados de 2022. (Certhil – 15.04.2021)