Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Presença das seis federações filiadas a Infracoop, mostra a integração do ramo, pelos objetivos comuns

Presença das seis federações filiadas a Infracoop, mostra a integração do ramo, pelos objetivos comuns

Federações estaduais presentes mostrando a união do ramo infraestrutura

Federações estaduais presentes mostrando a união do ramo infraestrutura

No trigésimo ano da Infracoop assembleia reelege o presidente Jânio Stefanello e elege a nova diretoria

29 de Abril de 2021

Na abertura da assembleia geral ordinária digital da Infracoop, que contou com a presença das seis federações filiadas e de representante da OCB, realizada hoje (29), em Porto Alegre/RS, o presidente Stefanello, se manifestou sobre os 30 (trinta) anos de fundação da Confederação, dizendo:

“Os desafios que enfrentamos e as soluções que construímos juntos, nestes 30 anos, somente foram possíveis por que adotamos o verdadeiro sentido do Cooperativismo, a COOPERAÇÃO. Tenho um sentimento de orgulho, muito forte, de olhar para as conquistas que conseguimos, especialmente na Aneel, Governo Federal e no Congresso Nacional, quando muitos já não acreditavam que as cooperativas de Infraestrutura iriam sobreviver. Sobrevivemos, crescemos e nos desenvolvemos como um exemplo de qualidade dos serviços prestados aos nossos associados, o Prêmio Qualidade da Aneel comprova isto e reconhecem nas manifestações quando da entrega da premiação as nossas cooperativas pela excelente avaliação.  O futuro nos desafia a colocar os temas da Inovação e da Sustentabilidade no nosso foco. As mudanças no Setor Elétrico visando construir a Cooperativa Permissionária e autorizada do futuro, nos intriga e nos provoca. Os Leilões de Energia realizados pelas cooperativas já foram um importante passo, mas recomendo a todos os nossos Dirigentes, técnicos e gestores construírem estratégias para a abertura do mercado de energia até 2025. Teremos muitas mudanças no futuro, mas se estivermos juntos conseguiremos superar estes novos desafios. Gratidão e meu abraço fraterno e cooperativo a todos! ” 

Nesta assembleia foi dado destaque: ao número de 727.613 estabelecimentos rurais, beneficiados através de 115 mil quilômetros de redes, pelas cooperativas; ao incremento no consumo de energia de 5,38%, em relação ao ano de 2019, sendo este seis vezes maior do que o consumo do sistema elétrico nacional, que foi negativo de 1,6%. São mais de 3 milhões de brasileiros, no campo, com melhor qualidade de vida e com energia, graças ao trabalho das cooperativas.

O desempenho e o processo de regularização das cooperativas, junto à agência nacional (Aneel), com destaque especial para as conquistas do sistema Infracoop, nos últimos 30 (trinta) anos, foram apresentados na assembleia e constam no relatório anual da confederação.

Segundo o presidente reeleito da Infracoop, Jânio Vital Stefanello: “Estamos consolidando o trabalho das 68 cooperativas e isto está ocorrendo graças ao reconhecimento ao trabalho realizado das cooperativas, pelo governo federal, pelo congresso nacional e com o justo enquadramento das cooperativas, pela Aneel” e complementou, “continuaremos empenhados e trabalhando para que as cooperativas continuem sendo vistas como fundamentais, para o desenvolvimento regional e rural do nosso país. “

Além da apresentação dos eventos e trabalhos realizados, nos últimos 30 anos e no exercício de 2020, na assembleia houve a eleição dos conselhos de administração, para o triênio 2021/2024 e fiscal para o exercício de 2021, assim constituídos: diretoria - presidente Jânio Vital Stefanello, da Coprel/RS, vice-presidente Walmir João Rampinelli, da Coopera/SC, Danilo Roque Pasim, da Cermeso/SP; conselho fiscal titulares – Iloir de Pauli, da Ceriluz/RS, Jairton Nunes Vieira, da Coopernorte/RS e Hugo Ferraz da Silveira, da Ceripa/SP.

Manifestações dos presidentes das federações estaduais, na assembleia:

“Foi importante o destaque ao trabalho realizado nos últimos trinta anos, pela Infracoop, que muitos não conhecem e de que a confederação somos todos nós, estamos de parabéns”, disse o presidente Danilo Pasin, presidente da Fecoeresp.

“Entendemos que com o apoio do Sistema OCB, associado ao trabalho cooperativo realizado pela Infracoop, poderemos conquistar, também, os pleitos, das cooperativas autorizadas. Parabéns a todos nós da Infracoop”, falou o presidente Jorge Luis Soares Barbosa, presidente da Fecoerms.

“Somos um estado diferenciado, pelas características predominantes de cooperativas autorizadas, mas temos esperanças, que junto com a Confederação poderemos trazer dias melhores, também, para as nossas cooperativas”, disse o presidente Mércio Francisco Paludo, presidente da Fecoerpa.

“Queremos parabenizar a Infracoop, pelas conquistas e garantias de futuro para as cooperativas, conforme apresentado e continuaremos integrados para cada vez mais consolidar o trabalho das cooperativas. Parabéns e abraço a todos da Infracoop”, manifestou presidente Erineo José Hennemann, presidente da Fecoergs.

“Parabenizamos a todos da Infracoop, pelo empenho e pelas conquistas, nós estamos consolidando a retomada da nossa federação e iremos continuar integrados a confederação”, disse o presidente Helon Marins, presidente da Fecoderj.

“O nosso estado está integrado as ações da Infracoop e contribuindo para novas conquistas, em outras áreas de atuação, abraço e parabéns, a todos, pelo trabalho realizado, comentou o presidente Wlamir João Rampinelli, presidente da Fecoerusc.    

“Está de parabéns a Infracoop pelo belo trabalho realizado, nestes trinta anos, e o Sistema OCB está integrado, contribuindo e participando das decisões, e nos pleitos do ramo, assim se manifestou o representante da OCB, Marco Oliveira.                                                         

No final do evento o presidente Stefanello, falou: "Agradecemos a confiança, o empenho e o apoio dos conselhos de administração e fiscal, dos dirigentes das federações, das cooperativas e das entidades de representação do cooperativismo OCB e OCE'S, fundamentais nas negociações com a Aneel, com o parlamento e com o governo federal, contribuindo deste modo e muito, na defesa das cooperativas de infraestrutura e desenvolvimento rural". (Infracoop – 29.04.2021)