Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Novos técnicos e treinamento na maquete de rede de energia

Novos técnicos e treinamento na maquete de rede de energia

Simulações na maquete de rede de energia, maior segurança nas operações e para os operadores

Simulações na maquete de rede de energia, maior segurança nas operações e para os operadores

Ceriluz reforça qualificação de colaboradores sobre normas regulamentadoras

01 de Junho de 2021

A Ceriluz promoveu nessa semana mais uma etapa de qualificação de um grupo de novos colaboradores contratados para atuarem na distribuição de energia.
Na segunda e terça-feira, 24 e 25 de maio, oito novos funcionários da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda., participaram de treinamento sobre a Norma Regulamentadora (NR) 35, que trata da prevenção de acidentes nos trabalhos em altura.
Foram 16 horas de qualificação com a técnica em Segurança no Trabalho, Jéssica Rauber, do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/RS.
As atividades incluíram orientações teóricas e práticas, com simulações de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs) no Centro de Treinamentos da Ceriluz, localizado na sede da Cooperativa, em Ijuí, e que simula as condições das redes de distribuição de energia.
Por se tratarem de colaboradores contratados no início do ano com o objetivo de fortalecer as equipes de construção e manutenção das redes de energia, essa foi apenas uma etapa da sua qualificação.
Entre os dias 22 e 26 de fevereiro os mesmos já haviam enfrentado 40 horas de curso sobre a NR-10 Básica, referente ao controle de riscos e acidentes nos trabalhos com energia elétrica. Essa qualificação terá continuidade de 07 a 11 de junho, quando os novos funcionários participarão do curso de NR-10 Complementar, que inclui práticas de primeiros socorros em caso de acidentes com eletricidade.
Os cuidados com a segurança, no entanto, não se limitam aos recém-contratados. Já está programada para os meses de junho e julho a reciclagem sobre a NR-35 para todos os colaboradores do Grupo Ceriluz, envolvendo profissionais que atuam na operação e manutenção de usinas, na distribuição de energia, mais especificamente em redes, medição, projetos e segurança, e também que atuam com instalação e conexão das redes de internet fibra óptica.
Por definição do Ministério do Trabalho, esse processo de reciclagem acontece a cada dois anos e tem o objetivo de alertar os funcionários para os principais riscos, medidas de prevenção e atendimento para casos de acidentes com quedas. Já de 14 e 17 de junho serão realizados os testes dielétricos de materiais isolantes de EPIs e EPCs rígidos e flexíveis.
Estes testes são aplicados sobre os equipamentos utilizados para evitar choques elétricos nas atividades em redes de distribuição e simulam as ocorrências que podem ser registradas nas atividades das equipes no dia a dia. (Ceriluz 27.05.2021)