Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Ampliação da Usina CGH Buricá

23 de Junho de 2021

A Usina CGH Buricá da Certhil Desenvolvimento é classificada de pequeno porte pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A CGH - Central Geradora Hidrelétrica está situada no Rio Buricá, na divisa entre os municípios de Inhacorá e Independência e em operação desde maio de 1999, totalizando mais de 22 anos de geração.
Após longo estudo realizado no sentido de ampliar a capacidade de geração da usina sem impacto significativo no meio ambiente, constatou-se a viabilidade econômica, financeira e ambiental, aproveitando a mesma barragem e o mesmo percurso do canal existente.
Hoje a Usina gera 1,4 MW, abastecendo cerca de 6.000 residências. Após a ampliação, a Usina passará a gerar 2,8 MW. Isso significa que ela atenderá a demanda energética média de mais de 8.000 residências.
O projeto de ampliação se resume em: a) modernização e automação das duas turbinas atuais, b) implantação de uma nova turbina com capacidade de 1,4 MW, c) ampliação do canal de adução duplicando sua capacidade, com o objetivo de aproveitamento das águas em períodos de grandes cheias, especialmente durante o inverno.  
 As obras de ampliação iniciaram no dia 16 de novembro de 2020, com as atividades de supressão vegetal, no local onde será instalada a casa de máquinas da terceira unidade geradora de energia elétrica.
Em abril deste ano as obras de alteamento do canal nos trechos de concreto armado foram iniciadas e no mês de julho será iniciada a concretagem das estruturas da nova casa de máquinas. Até o momento, a obra já avançou 50% das atividades de escavação, aterro e terraplanagem do canal.
A previsão de conclusão das obras é para o primeiro trimestre do ano de 2022 e a expectativa é que em maio do próximo ano as três unidades geradoras poderão estar em funcionamento simultaneamente.
Não haverá alagamento e nem desapropriação de áreas de terras no local das construções. O projeto prevê o aproveitamento da queda e da sobra de água em épocas de cheia do rio Buricá.
A estimativa de investimento é de R$ 10.000.000,00, incluindo ampliação do canal de adução, ampliação da casa de máquinas, nova turbina, gerador e atualização dos painéis de controle e proteções das duas máquinas existentes.
A duplicação da capacidade das máquinas implicará em um aumento econômico e financeiro de 30% a 35%, se destacando como um investimento de longo prazo, a atividade de Geração da Cooperativa de Desenvolvimento trará maior estabilidade financeira para os próximos anos.
Paralelamente a esse investimento, a Certhil Desenvolvimento continua analisando a possibilidade de implantar mais projetos de geração no rio Buricá. Iniciativas que são frutos do planejamento interno de investimentos, mantendo sempre o foco na geração de energias renováveis.
Certhil, nossa energia é pra frente!   (Certhil – 23.06.2021)