Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Técnicos da Coprel realizando inspeção em usina

Técnicos da Coprel realizando inspeção em usina

Coprel e a importância da manutenção preditiva

23 de Junho de 2021


Com tecnologia e experiência na manutenção de sistemas elétricos, Coprel destaca serviços prestados.
O sucesso de uma empresa que atue no setor industrial depende do correto funcionamento de seus equipamentos elétricos. Da mesma forma, a produtividade de uma usina de produção de energia está diretamente relacionada com o bom funcionamento de seus equipamentos e sistemas. Com o intuito de aplicar sua expertise e tecnologia em serviços, a Coprel Serviços realiza as manutenções preventivas, preditivas e corretivas necessárias para o funcionamento preciso de usinas, subestações, linhas de transmissão e equipamentos.
A manutenção preditiva (em que não há desligamento da energia, ou seja, não é feita interrupção no processo produtivo) é o processo responsável por predizer e encontrar defeitos em estágio inicial, com o intuito de evitar possíveis falhas. Este tipo de manutenção monitora as condições e o rendimento de sistemas e equipamentos, antes que haja interrupções na operação. A função principal é realizar a supervisão das condições mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e elétricas das máquinas.
Os serviços oferecidos pela Coprel são realizados nos empreendimentos próprios da cooperativa e também são oferecidos para o público externo, como empresas de pequeno e grande porte. A inspeção preditiva é uma das atividades que contemplam o portfólio da Coprel Serviços, que antecipa falhas na atividade produtiva, evitando o gasto financeiro desnecessário. Para isso, a equipe coleta as informações por meio de medidores de vibração, transdutores, termovisores, análises físico-químicas e cromatográficas de óleos isolantes, megôhmetros, termômetros, terrômetros e, principalmente, sistemas de medições on-line, garantindo assim a procedência do diagnóstico e operacionalidade, importantes para a vida útil dos equipamentos.
De acordo com o Orientador da Unidade e Geração e Desenvolvimento, Gilson Abreu, a manutenção preditiva é um caminho para a diminuição de despesas. “A Coprel Geração investe em ferramentas e tecnologias que proporcionam a execução desse tipo de manutenção e garantem uma maior confiabilidade. Identificando uma possível falha e tratando-a em seu início, os custos empregados são muito menores. Com a técnica preditiva, os resultados são maiores nos empreendimentos de nossos clientes”.
Além das usinas próprias da cooperativa, a Coprel Serviços atende clientes de vários setores, e conta com um portfólio personalizado e qualificado para realizar a manutenção e operação correta para empreendimentos da área. Segurança e resolutividade é o que faz da Coprel, uma referência na região de atuação e em outros Estados do Brasil. (Coprel 23.06.2021)