Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Sucessão é estimulada através do filho Mikael

Sucessão é estimulada através do filho Mikael

Certel conta uma história de superação e de muita energia

09 de Julho de 2021

O agronegócio é um dos setores mais essenciais da sociedade. Além de ser protagonista por produzir alimentos, a área também tem sua importância por garantir, em muitos casos, que os jovens permaneçam na propriedade e sucedam a atividade de seus pais.

É o que se verifica em Boa Vista Fundos, Teutônia, na propriedade de Luiz Fernando e Merice Brummelhaus Strate. Com três aviários e a criação média de 55 mil frangos, o casal aposta todas as suas fichas no filho, Mikael Luiz, 16 anos. Tanto que já projetam a construção de um quarto aviário.

A família é exemplo de superação, considerando-se recente episódio vivido na propriedade. Emocionada, Merice recorda do dia 19 de dezembro de 2010, quando a ventania de um temporal atípico para a região derrubou o primeiro aviário. “E eu estava lá dentro, sorte que o Mikael não estava comigo. Na ocasião, ‘levantou’ um temporal do lado da Linha Catarina e eu só escutei quando, do fundo do aviário, tudo começou a ceder. Corri em direção à porta que estava engatada, e vi tudo desabando ao meu redor. Por milagre, nada aconteceu comigo. Foi uma grande chance divina para recomeçar”, lembra, com os olhos marejados.

Com a ajuda de mais de 80 vizinhos e amigos, os Strate não desistiram e reconstruíram o primeiro aviário, ampliando para três criatórios com o passar dos anos. A família reconhece e agradece imensamente a todas as pessoas e empresas que ajudaram no momento de dificuldade. “Foi uma ajuda muito importante para que conseguíssemos nos reerguer e seguir no ramo avícola”, salienta Luiz Fernando.

Entre os fatores que contribuem para o incremento da produtividade, Strate destaca a qualidade da energia elétrica. Desde 2009, a propriedade conta com energia trifásica instalada pela Certel, o que é essencial para o bom funcionamento dos aviários. “Recentemente, também fomos contemplados com um aumento de carga, sendo que a cooperativa foi muito ágil para esta melhoria. Só podemos agradecer por sermos associados da Certel, pois energia elétrica é o que move o agronegócio”, relata Luiz.

Estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, Mikael sente-se muito motivado a contribuir com as atividades e, futuramente, dar seguimento ao que foi erguido pelos pais com muito suor, esforço e perseverança. “Sonho em frequentar um curso de técnico em agropecuária muito em breve, para poder colaborar ainda mais com o desenvolvimento da nossa produção. Com o apoio dos pais tudo fica mais fácil e, quando se faz o que se gosta, tudo funciona melhor”, assinala o jovem. (Certel - 09.07.2021)