Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Creral atende reivindicação da comunidade e leva rede trifásica para Linha Pinhão

Creral atende reivindicação da comunidade e leva rede trifásica para Linha Pinhão

Creral transforma mais uma rede monofásica em trifásica

04 de Agosto de 2021

Energia para melhorar a vida, essa é a razão da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) existir, e há 52 anos a cooperativa segue realizando obras e atendendo com excelência seus associados. Neste final de semana, a comunidade da linha Pinhão, em Barra do Rio Azul, pode acompanhar a realização de uma obra importante para a localidade, a equipe de construção de redes da Creral realizou a transformação da rede troncal que era monofásica para trifásica.
A alteração na tensão foi realizada nos 2.760 metros que engloba a parte da cooperativa na linha Pinhão e no trecho do poço artesiano, e a parte atendida pela RGE, onde será feita a conexão no alimentador.
O vice-presidente da Creral, Umberto Toazza, destaca que essa era uma demanda que foi apresentada como prioridade pelos associados da linha Pinhão. “A alteração na rede estava no plano de trabalho e também de investimentos da cooperativa, pois era uma necessidade desta região, que nos foi passada durante as assembleias regionalizadas, realizadas antes da pandemia, e que foi debatida e aprovada pela assembleia”, pontua.
O gerente técnico, Roberto Perin, explicou que “a cooperativa realizou essa transformação da rede na linha Pinhão, e também um pouco mais adiante, na rede do poço artesiano da comunidade, agora está praticamente pronta, dependemos ainda da conexão da rede no alimentador da RGE, trabalho que será feito por uma contratada pela cooperativa para agilizar a ligação da rede ao alimentador” ressalta Perin. Nos próximos dias, haverá uma definição com a concessionária para a continuidade dos trabalhos e concluir a mudança da rede.
Perin ainda explica que, a cooperativa está fazendo a transformação da tensão na rede principal e que os associados que tem interesse de ter energia trifásica em sua propriedade poderão entrar em contato para buscar orientações. “A rede trifásica viabiliza investimentos no futuro, e é um trabalho coletivo, a Creral fez a principal, e cada situação será analisada individualmente, pois cada uma terá seu custo, e forma de aplicação”, conclui. (Creral – 03.07.2021)