Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Família Vancini feliz com a chegada da rede trifásica

Família Vancini feliz com a chegada da rede trifásica

Rede trifásica aumenta a produção e gera mais renda ao produtor

Rede trifásica aumenta a produção e gera mais renda ao produtor

Rede trifásica possibilita que cooperantes invistam em suas propriedades

04 de Agosto de 2021

Família Vancini  foi umas das beneficiadas do Programa Energia Forte no Campo.
Ampliar as redes trifásicas para oferecer energia de mais qualidade aos cooperantes é uma das prioridades da Coprel. E por meio do programa Energia Forte no Campo, uma intercooperação entre Coprel, produtores, prefeituras e Governo Estadual, foi possível viabilizar o aumento de carga para 16 famílias de produtores rurais da localidade de Nossa Senhora do Rosário, no interior de David Canabarro/RS.
A família do cooperante Adelino Vancini foi umas das beneficiadas com o programa, e com o auxílio da Coprel pôde aumentar a produção na propriedade. A geração de renda é composta por produção de leite, fumo e morangos, este último sendo o principal investimento da família.
Há seis anos, começamos a produzir morangos, pois vimos que era uma produção que dava bastante renda numa pequena área de terra. Logo, sentimos a necessidade de aumentar a energia porque com a irrigação para os morangos estava muito fraca. Então, com as demais famílias da comunidade, conseguimos investir na trifásica com o auxílio da Coprel. E com essa energia, a nossa produção, a nossa vida no dia a dia, melhorou 100%”, destaca Cristiane, filha de Adelino e Lorete Vancini.
Cristiane Vancini escolheu o interior para viver, e junto do esposo Lucas da Silva e do filho Luan, de 8 anos, estão dando continuidade ao trabalho da família. A rede trifásica permitiu que realizassem o sonho de aumentar as estufas, que de quatro passarão a ser seis. “O aumento de carga veio em uma hora essencial porque agora nós aumentamos a produção com mais duas estufas, e hoje nós podemos ligar a bomba dos morangos e a ordenhadeira ao mesmo tempo, o que antes não conseguíamos”, relata Lucas.
A Coprel investe na área de distribuição e busca auxiliar os 72 municípios de sua área de atuação para que cada vez mais os cooperantes possam permanecer no meio rural, produzindo e tendo novas oportunidades no campo. “Sem energia, não fazemos nada, a nossa vida e o trabalho são movidas pela energia, então é fundamental! ”, conclui Cristiane Vancini. (Coprel – 02.07.2021)