Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Barragem da Central Hidrelétrica Geradora - CGH Pinheirinho – Coprel/RS

Barragem da Central Hidrelétrica Geradora - CGH Pinheirinho – Coprel/RS

Central Hidrelétrica Geradora - CGH Pinheirinho – Coprel/RS

Central Hidrelétrica Geradora - CGH Pinheirinho – Coprel/RS

CGH Cascata do Pinheirinho: modelo de geração sustentável e eficiente

28 de Setembro de 2021

Investimento na repotencialização da usina completa três anos.

A Central Hidrelétrica Geradora (CGH) Pinheirinho é o primeiro empreendimento de geração de energia da Coprel, adquirido em 1991.  A usina possibilitou que a cooperativa iniciasse seu trabalho na área de geração, experiência fundamental para o desenvolvimento de todos os projetos atuais. A CGH Cascata do Pinheirinho, localizada no Rio Pinheirinho, em Ibirubá/RS, gera energia a partir da força da água, uma fonte renovável, e garante mais segurança no suprimento de energia para os cooperantes.

Em 2019, a Coprel ampliou a potência instalada na CGH Cascata do de 0,528MW para 0,88MW, um investimento de mais de R$ 4 milhões. “A Pinheirinho era uma usina bastante antiga, e ela demandava investimentos em modernização. E por meio de estudos, percebemos o potencial do Rio Pinheirinho, e que o mesmo permitia ampliar a capacidade de geração. Então, elaboramos um projeto, e em 2019 colocamos em prática o processo, dobrando a potência instalada”, explica o engenheiro e orientador de projetos da área de geração, Marcos Tauchert. Com esse processo de modernização, hoje a usina é monitorada e operada à distância pelo Centro de Operações da Coprel.

Os investimentos também possibilitaram a integração da Usina Pinheirinho no SIN – Sistema Interligado Nacional. “Todas as usinas do Brasil estão conectadas no mesmo sistema. Então, hoje é possível dizer que a energia injetada aqui na Usina do Pinheirinho, ela pode estar sendo consumida em qualquer parte do país”, conclui Tauchert.

Projetos como esse são exemplos dos investimentos da Coprel Geração e Desenvolvimento em energia limpa e renovável. A usina Pinheirinho aproveita ao máximo as condições geográficas do Rio.  Os resultados econômicos da geração de energia da Coprel são aplicados em novos projetos de geração e nos programas sociais em benefício dos cooperantes. (Coprel – 27.09.2021)