Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

CGH Nilo Bonfanti, em Chiapetta - Ceriluz/RS

CGH Nilo Bonfanti, em Chiapetta - Ceriluz/RS

Ceriluz 55 anos – Pch José Barasuol, o grande salto

28 de Setembro de 2021

Após construir a CGH Nilo Bonfanti, em Chiapetta, a Ceriluz resolveu dar passos maiores e em dezembro de 2003 colocou em operação a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) José Barasuol, que, apesar de ter o termo “pequena” no nome, foi um grande empreendimento para a Ceriluz e para o Sistema Cooperativista, sendo até hoje a maior usina do cooperativismo brasileiro. Situada no leito do rio Ijuí, esta usina tem 14,3 MW de potência instalada, sendo 13,5 MW em sua estrutura principal e 0,83 MW em uma minicentral no corpo da barragem, que aproveita a vazão sanitária do rio.

Os primeiros encaminhamentos de construção da Usina José Barasuol começaram em 1998. Em janeiro de 2002 foram iniciadas as obras. Para a construção desta usina foram adquiridos, no distrito de Santana, em Ijuí, mais de 100 hectares, sendo 42 deles somente para o lago.

Até hoje essa usina é uma referência para geradores de energia, por produzir muito, com baixo impacto ambiental e social. Um dos seus diferenciais, uma inovação em PCHs na época, foi a opção por um túnel adutor de 650 metros, escavado em rocha, diminuindo assim a necessidade de aquisição de áreas rurais produtivas ou nativas, não impactando aos moradores próximos.

Foi uma obra inovadora, para geração de energia limpa, que adotou e ainda adota todos os cuidados ambientais, e que representou um salto nos resultados da Ceriluz. Além de ganhos financeiros, a usina diminuiu a dependência da Cooperativa na aquisição de energia e deu mais qualidade e segurança aos seus associados. (Ceriluz – 27.09.2021)