Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Hennemann: “Nada mais justo que retribuirmos o desenvolvimento conquistado por meio da preservação”

Hennemann: “Nada mais justo que retribuirmos o desenvolvimento conquistado por meio da preservação”

Representantes das cinco entidades sinalizaram apoio ao projeto

Representantes das cinco entidades sinalizaram apoio ao projeto

Certel convida entidades para aderirem ao projeto Harmonia Sustentável

06 de Outubro de 2021

A Certel apresentou nesta manhã a sua mais nova ação socioambiental, o Projeto Harmonia Sustentável, para entidades de Teutônia. O objetivo é estimular a sustentabilidade da Microbacia do Arroio Harmonia, de acordo com os 17 ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas. No auditório da cooperativa, em Teutônia, estiveram o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck e a vice-prefeita, Aline Röhrig; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Liane Brackmann; o gerente regional da Emater, Marcelo Brandoli e o chefe do Escritório local, Micael Serpa; o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert; e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Airton Roque Kist.

Segundo o diretor de geração e comercialização de energia da Certel e vice-presidente do Comitê Taquari Antas, Julio Cesar Salecker, relacionar o projeto com os 17 ODS’s possibilita avaliar diferentes aspectos de grande importância para a natureza e toda a sociedade. “A intenção é promover um estudo e consequentes ações que garantam a melhoria dos recursos naturais e da qualidade de vida, até estimulando para que mais iniciativas similares possam surgir em outros locais”, pontuou.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, salientou a importância do projeto, que já conta com a parceria da Univates e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, e que visa preservar as condições naturais dos 17 quilômetros quadrados da microbacia. “O Arroio Harmonia tem uma importância muito grande para a cooperativa, pois foi através dele que surgiu a Certel, em 1956. Agora, nada mais justo que retribuirmos esse desenvolvimento conquistado por meio da conscientização e preservação, a fim de que o arroio, o habitat, a fauna e as localidades no entorno se mantenham em plenas condições, beneficiando as atuais e futuras gerações com a sustentabilidade da bacia”, explanou.

 

Conheça os 17 ODS’s

1 – Erradicação da pobreza;

2 – Fome zero e agricultura sustentável;

3 – Saúde e bem-estar;

4 – Educação de qualidade;

5 – Igualdade de gênero;

6 – Água potável e saneamento;

7 – Energia limpa e acessível;

8 – Trabalho descente e crescimento econômico;

9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

10 – Redução das desigualdades;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre;

16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

17 – Parcerias e meios de implementação (Certel - 07.10.2021)