Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Diretoria da Coopernorte no recebimento dos equipamentos da usina

Diretoria da Coopernorte no recebimento dos equipamentos da usina

Painéis sendo descarregados, ao fundo a sede da Coopernorte, ao lado da usina

Painéis sendo descarregados, ao fundo a sede da Coopernorte, ao lado da usina

Grupo Coopernorte vai começar a produzir energia solar em Viamão

01 de Novembro de 2021

Os painéis solares já chegaram no terreno onde será construído o Parque de Usinas Fotovoltaica ao lado da cooperativa, em Águas Claras.

O Grupo Coopernorte já recebeu as 3,6 mil placas da primeira fase de construção do Parque de Usinas Fotovoltaica. A previsão, de acordo com o presidente Jairton Vieira, é de que até o final do próximo mês, os painéis solares já estejam operando e até dezembro produzindo energia.

O projeto tem a parceria do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e da Cresol - Cooperativa de Crédito, ambos como agentes financeiros. Nesta primeira etapa, o complexo terá capacidade de gerar aproximadamente 1.3 MWp de energia e o investimento é de R$ 6,4 milhões.

"Esse é o passo mais importante do nosso projeto. O parque começa a ser construído e será um dos maiores de energia alternativa do Rio Grande do Sul. A usina vai gerar energia para abastecer empreendimentos na região", disse o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, que acompanhou a chegada das placas.

Ao todo, o Parque de Usinas Fotovoltaica da cooperativa viamonense será construído em 10 módulos, com mais de 33,7 mil painéis solares, e a capacidade de geração de energia para abastecer o equivalente a 5.000 residências. O orçamento total é de R$ 50 milhões.

"O complexo começou a ser constituído ainda este ano. Depois das tratativas com os agentes financeiros, o terreno foi projetado, em abril, para essa nova fase. São inúmeros os benefícios para Viamão, entre eles, fomentar a economia e garantir a geração de energias alternativas, energias limpas, sem agredir o Meio Ambiente, considerado um grande passo para o futuro do Grupo Coopernorte", destacou o vice-presidente Paulo Rocha. (Coopernorte – 01.11.2021)