Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Familia Brollo

Familia Brollo

Família de Muliterno investe em irrigação e refrigeração para produção de mirtilos

10 de Janeiro de 2022

Investimento foi viabilizado por meio do programa Fundo Mais Energia da Coprel

Apoiar o crescimento das propriedades rurais, empresas e indústrias, incentivando os investimentos e ampliação das atividades é um dos objetivos da Coprel, que anualmente destina recursos ao programa Fundo Mais Energia, para cooperantes que precisam de aumento de carga. Um exemplo da utilização do Fundo Mais Energia, é a propriedade de Vilson Brollo, no interior de Muliterno. Vilson precisou aumentar a carga para a irrigação e refrigeração da produção de mirtilos, uma fruta muito nutritiva e ainda pouco cultivada na região.

Na pequena propriedade que conta com cultivo de soja e milho, Vilson e a esposa Natalícia também administram uma área de um hectare de mirtilos, junto com os filhos André e Joel e da sócia Claudia Toniazzo. Um trabalho de cooperação que começou em 2018 e envolve toda a família desde o cuidado com o pomar, o processo de seleção e embalagem, até a comercialização para os mercados da região norte do estado, e sul de Santa Catarina.

De acordo com André, que é engenheiro agrônomo e cuida da parte nutricional e manejo do pomar de mirtilos, a irrigação tem papel fundamental para a qualidade da fruta, bem como a energia da Coprel: “No final de 2018 quando iniciamos o pomar, além da irrigação por aspersão, foi necessário aumentar a carga para a irrigação por gotejamento e a instalação da câmara fria. Sem a irrigação não conseguiríamos uma produção em larga escala, com qualidade e tamanho ideal da fruta”, disse. Durante o inverno, a irrigação é utilizada para manter a temperatura ideal sem prejudicar o desenvolvimento da planta, criando uma camada de gelo.

A produção é orgânica e são três variedades de mirtilos encontrados no pomar da família Brollo: bluegem, climax e flórida. Conforme a bióloga e sócia, Claudia Toniazzo, a fruta tem componentes nutricionais que fazem muito bem à saúde. “O mirtilo é considerado uma fruta nutracêutica, possui uma alta concentração de antocianinas, que é o pigmento escuro. Ele faz muito bem para a formação de células sanguíneas aumentando a produção de ferro, também previne o Alzheimer, dentre outros benefícios”, destaca. O Mirtilo possui um alto valor agregado especialmente pelo da colheita ser totalmente manual. “Cada fruta é colhida uma a uma com a utilização de luvas, para que não tenha o contato da mão, garantindo o avelulado bonito da fruta. É um trabalho delicado para colher, e hoje no Brasil não se faz de forma automatizada, pois perde muito a qualidade da fruta”, disse a bióloga.

A parceria com a Coprel vem de longa data, pois a família também recebeu mudas de arvores nativas do Projeto Coprel Ecologia há alguns anos, para reflorestar algumas áreas da propriedade. A Mirtilândia comercializa além do mirtilo in natura e desidratado, suco, licor, cerveja, cachaça e geleia. Com o apoio da Coprel, por meio do Fundo Mais Energia, a família Brollo conta com rede trifásica e todo o suporte para continuar investindo e ampliando a produção e a renda no meio rural.

Para conhecer mais sobre a Mirtilândia, siga o perfil no Instagram: @mirtilandia (Coprel - 07.01.2022)