Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Consumo Consciente

31 de Janeiro de 2022

Grupo Coopernorte dá dicas para reduzir o valor da conta de luz no verão

Evitar o desperdício de energia é uma maneira de economizar na hora de pagar a sua conta de luz, além de contribuir para preservar o meio ambiente e também é eficaz para a vida útil dos seus eletrodomésticos. 

E foi pensando nos seus mais de 6,7 mil associados, que o Grupo Coopernorte deu início na última semana, na temporada de dicas Verão é Pura Energia, com o objetivo de informar sobre o uso eficiente da energia elétrica.

Desde o início de ano, Viamão atingiu temperaturas recordes, com termômetros passando dos 40ºC. Com tanto calor, as pessoas tendem a utilizar mais os eletrodomésticos para amenizar as sensações térmicas. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), durante a estação, a conta de luz chega a ficar até 8,6% mais cara por causa da utilização dos equipamentos.

Diante deste cenário, o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, destacou alguns equipamentos que as pessoas têm em casa e são os chamados vilões do consumo. "Dá para economizar sem passar calor", analisa Jairton Vieira.

Entre as dicas, estão: reduzir o tempo no banho, não deixar a porta da geladeira aberta e cuidar da sua vedação. Em relação ao ar condicionado, por exemplo, a orientação é para que utilize apenas no ambiente que está sendo ocupado, cuidando para que não fique ligado em locais não utilizados. 

Outra dica importante, segundo o presidente do Grupo Coopernorte, e que ajuda a prevenir o gasto excessivo, é ter atenção no momento da compra dos seus equipamentos. 

"Procurar adquirir produtos com o Selo Procel de Economia de Energia do INMETRO, obrigatoriamente indicado pelo fabricante, é uma boa alternativa. As etiquetas possuem uma classificação que podem ir da letra A sendo a mais eficiente, até a letra G sendo a menos eficiente".

O vice-presidente da cooperativa, Paulo Rocha, também falou sobre a importância do uso racional de energia. "A gente está falando sim dos aspectos econômicos, mas também dos aspectos sociais e ecológicos”. 

Paulo Rocha aponta que ao poupar energia, a economia pode ser de até 40%, tudo isso por meio de práticas simples, mas que fazem toda a diferença para o bolso das pessoas e para o meio ambiente (Coopernorte - 31.01.2022)