Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Vista aérea da CGH Mirim, barragem e casa de máquinas

Vista aérea da CGH Mirim, barragem e casa de máquinas

Central Geradora Hidrelétrica Mirim entrará em operação

07 de Fevereiro de 2022

A Coprel possui 53,50% de participação societária na CGH Mirim.

A Coprel iniciou o ano de 2022 ampliando a capacidade de geração de energia limpa e renovável. Nos próximos dias entrará em operação, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim, localizada no Rio Jacuí Mirim, entre os municípios de Carazinho e Santa Bárbara do Sul.

A usina aproveita a queda natural do rio para gerar energia e conta com tecnologia de ponta para ser mais eficiente: são duas turbinas e uma potência instalada de 1,45 MW, o que equivale a energia gerada para aproximadamente 1.500 famílias. O investimento total deste projeto está em torno de R$ 15 milhões, e a operação será realizada de forma totalmente remota pelo Centro de Operações da cooperativa.

Estamos muito felizes em concluir mais um investimento na área de geração de energia. Nosso reconhecimento a toda equipe envolvida na concretização desta obra, que será entregue em aproximadamente 13 meses de muito trabalho. A CGH Mirim diversifica a matriz energética regional por meio de uma geração que utiliza uma matriz limpa e renovável, traz mais resultados para a cooperativa e benefícios para toda a sociedade”, destaca o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

A área total de reflorestamento e preservação é 49,6 hectares, e está prevista a reposição de 21 mil mudas de árvores nativas. O modelo de realização de empreendimentos de geração em conjunto com mais investidores é uma forma de diversificar investimentos e ampliar as relações comerciais da cooperativa. Os resultados obtidos com a geração de energia são aplicados em programas sociais em benefício dos cooperantes. (Coprel – 04.02.2022)