Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Diretoria da cooperativa em visita ao canteiro de obras da CGH Augusto Pestana

Diretoria da cooperativa em visita ao canteiro de obras da CGH Augusto Pestana

Máquina perfuratriz, preparando detonação de rocha

Máquina perfuratriz, preparando detonação de rocha

Diretoria no canteiro de obras da CGH Augusto Pestana, acompanhados pelos representantes da prefeitura

Diretoria no canteiro de obras da CGH Augusto Pestana, acompanhados pelos representantes da prefeitura

Ceriluz dá início à instalação da central geradora hidrelétrica Augusto Pestana

18 de Fevereiro de 2022

A Ceriluz deu início às obras da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Augusto Pestana, no Distrito de Arroio Bonito, no município que dá nome ao empreendimento.

As máquinas estão no local e já fizeram as primeiras escavações para retirada do solo superficial, assim como formataram as primeiras ensecadeiras no rio.

Agora o trabalho se concentra na perfuração da rocha com o objetivo de realizar a detonação no local que irá abrigar a Casa de Máquinas.

Essa etapa inicial foi apresentada na manhã de quarta-feira, 09, ao prefeito em exercício de Augusto Pestana, Gilberto João Zardin, e ao secretário de Obras, Edio Maehler. Eles foram recebidos no canteiro de obras pelo presidente em exercício da Ceriluz, Valmir Elton Seifert, pelo diretor secretário, Sandro Lorenzoni, e pelo engenheiro civil da Cooperativa, Juarez Bernardi.

“Quero agradecer à Ceriluz por essa iniciativa de vir aqui ao município e implementar essa obra, de muita importância para nós, pela geração de receita, pela visibilidade, e com certeza, pela melhoria que dará para a distribuição de energia, beneficiando toda a comunidade pestanense”, afirmou o prefeito.

O secretário de Obras, Edio Maehler, reforçou esse pensamento dando um exemplo da necessidade da energia no meio rural. “Acima de tudo o interior precisa de energia. Essa estiagem vai mudar a concepção de todos, vamos ter que repensar as propriedades e aqueles que tiverem água vão ter que irrigar e para irrigar, precisa de energia”, salientou Maehler.  

Valmir Elton Seifert, por sua vez, destacou a celeridade do projeto, que deve ser concluído ainda este ano, já começando a dar retorno para o Grupo Ceriluz em 2022. “É o início desse trabalho que deve demorar cerca de oito meses. É uma usina pequena, de 1,4 Megawatts (MW), mas importante para o município de Augusto Pestana e para a Cooperativa, por gerar riqueza para o município e melhorar a qualidade de energia dos nossos associados”, avaliou.

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Augusto Pestana está com Licença Prévia e de Instalação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) desde o dia 24 de setembro de 2021, o que permite o início das obras. Além do início dos trabalhos físicos no local, a Cooperativa também já fez a encomenda dos equipamentos e geradores que compõe a Casa de Máquinas.

A usina vai se caracterizar por uma barragem de 100 metros de largura e 4,2 metros de altura no rio Conceição, que fará o desvio da água para um canal que que será conduzida até a Casa de Máquinas. Esta contará com uma turbina com capacidade para 30m³/s, e um gerador de 1,4 MW. O restante da água, 3,33m³/s, irá transpor a barragem por meio de sistemas de vazão, para manter irrigada a chamada alça seca do rio, que será de apenas alguns metros.

Essa capacidade instalada será possível a partir de uma queda de seis metros, entre o ponto de coleta da água na barragem e o ponto da turbina hidráulica. (Ceriluz – 14.02.2022)