Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Máquinas atuam na limpeza dos locais onde foram realizadas as detonações, visando a instalação da barragem e da Casa de Máquinas

Máquinas atuam na limpeza dos locais onde foram realizadas as detonações, visando a instalação da barragem e da Casa de Máquinas

Detonações preparam terreno para início da obra civil na CGH Augusto Pestana

08 de Março de 2022

Teve sequência nas últimas semanas a construção da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Augusto Pestana, no Distrito de Arroio Bonito, em Augusto Pestana.

A obra entrou na etapa de detonação das rochas e limpeza dos resíduos nos locais onde estarão ancoradas a barragem e a Casa de Máquinas.

A primeira e principal detonação aconteceu no dia 22 de fevereiro, contemplando todo o circuito.

O engenheiro civil, Daniel Bitencorte, destaca que deve ser realizado mais uma detonação complementar, menor, no local onde será instalada a Casa de Máquinas, e garante que se trata de um trabalho seguro. “Toda a parte de detonação é feita por uma empresa especializada nesse tipo de serviço, mas supervisionada pela equipe da Ceriluz. Antes de qualquer detonação nós monitoramos o perímetro e emitimos um alerta sonoro, evacuando a região para que nenhum acidente ocorra”, explica. Ele salienta que pela obra exigir poucas detonações não há armazenamento de explosivos no local.

A expectativa da equipe responsável pelo empreendimento é que a obra civil tenha início na metade de março. “Finalizando esse trabalho de desmonte de rocha na Casa de Máquinas, temos a previsão de iniciar no dia 14 de março a parte de mão de obra civil, começando pela descarga de fundo e pela barragem”, explica Daniel. “A Casa de Máquinas iniciaremos na sequência, onde essa tem a peculiaridade de permitir a concretagem da turbina junto às paredes e lajes, o que vai facilitar muito a construção e nos fazer ganhar tempo”, garante o engenheiro civil.

O projeto da CGH Augusto Pestana pertence a empresa Arroio Bonito Geração e Comércio de Energia Elétrica LTDA, cujos ativos pertencem à Ceriluz Geração.

A usina vai se caracterizar por uma barragem de 100 metros de largura e 4,2 metros de altura, que fará o desvio da água para um canal que irá conduzir a água até a Casa de Máquinas, que será composta por um grupo gerador com capacidade de 1,4 MW. (Ceriluz – 08.03.2021)