Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

O desafio de uma distribuidora de energia vai além de cuidar das suas redes de distribuição garantindo o atendimento básico de energia aos seus consumidores, especialmente em momentos de intempéries.

O desafio de uma distribuidora de energia vai além de cuidar das suas redes de distribuição garantindo o atendimento básico de energia aos seus consumidores, especialmente em momentos de intempéries.

Ceriluz tem aumento no pedido de aumento de carga pelos associados

14 de Março de 2022

O desafio de uma distribuidora de energia vai além de cuidar das suas redes de distribuição garantindo o atendimento básico de energia aos seus consumidores, especialmente em momentos de intempéries. Ele está também em garantir o fornecimento de energia ao consumidor considerando a demanda que este necessita para realizar suas atividades diárias, domésticas ou de produção. A cada dia os consumidores exigem mais energia e ela precisa estar disponível.

A Ceriluz vem registrando aumento no número de pedidos para ampliação de carga nas Unidades Consumidoras (UCs). Esses pedidos, vão de pequenas mudanças para atender incrementos no consumo residencial em razão de novos equipamentos e utensílios domésticos, até pedidos mais expressivos para, por exemplo, atender a implantação de pivôs de irrigação, ampliação de plantas industriais, de produção ou comerciais, pedidos que chegam a milhares de Megavolt-amperes (MVAs).

Para se ter uma ideia em 2021 a Ceriluz registrou um aumento de carga na ordem de 4,5 MVA, a partir de pedidos feitos pelos próprios associados para qualificar suas atividades. Isso equivale a dizer que foi necessária uma usina de 4,5 MW para atender apenas o aumento de carga instalada pelos associados da Ceriluz.

Em todo o ano de 2021 foram 1.355 projetos de melhorias realizados, totalizando R$5,8 milhões investidos, visando unicamente atender esses pedidos. Não se incluem nesse cálculo investimentos em subestações e mesmo em manutenções preventivas ou corretivas das redes.

Apenas até o final dessa primeira quinzena de março a Cooperativa já está com outros 160 novos pedidos de obras feitas pelos associados no Setor de Projetos, totalizando 0,5 MVA em ligações de Média Tensão e 0,5 MVA em ligações de Baixa Tensão.

Nesse mesmo período do ano a Cooperativa já investiu R$790 mil em obras executadas e aproximadamente 140 projetos já estão autorizados para instalação pelas equipes técnicas. (Ceriluz – 14.03.2022)