Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Bombeiros realizam treinamento na usina Jose Barasuol, visando uso de barcos para resgates

21 de Março de 2022

A coordenação do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Ijuí (CBMIjuí/RS) escolheu a barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) José Barasuol, para realizar treinamento dos seus integrantes na manhã de quinta-feira, 17 de março. Os bombeiros presentes simularam situações de resgate de vítimas em áreas alagadas, além de condução e operação de barcos em diferentes condições de salvamento.

O Tenente Roberto Almeida, que liderou a atividade, destaca tratar-se de uma instrução básica, realizada regularmente, com a barragem da usina sendo escolhida pela sua navegabilidade, mas também por atrair muitas pessoas para a prática de atividades náuticas, de lazer e de pesca, oferecendo riscos aos usuários. Almeida alerta que, além da inconstância da profundidade do rio e da correnteza em barramentos, os riscos nesses locais, em geral, são agravados pelo uso inadequado das embarcações, com superlotação, falta de coletes salva vidas e boias e, em muitos casos, somando-se ainda a ingestão de bebida alcoólica.

A Ceriluz reforça as orientações dos bombeiros e solicita que as pessoas evitem atividades náuticas, de lazer ou esportivas, assim como a pesca, em locais próximos as estruturas de suas usinas, principalmente barragens e casas de máquinas. É recomendável manter uma distância mínima de 200 metros de vertedouros das barragens ou saídas de casas de máquinas, pela possível variação no volume de água nesses locais. Além disso, barragens podem apresentar mudanças frequentes de profundidade, considerando a ação da água. A Cooperativa tem placas distribuídas nas margens dos lagos de suas barragens com orientações visando prevenir acidentes nesses locais (Ceriluz - 18.03.2022)