Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Sala de reunião com os técnicos de operação dos sistemas das cooperativas

Sala de reunião com os técnicos de operação dos sistemas das cooperativas

Sala de reunião com os técnicos de operação de segurança das cooperativas

Sala de reunião com os técnicos de operação de segurança das cooperativas

Fecoergs retoma encontros para atualizar procedimentos normativos

08 de Abril de 2022

A Ceriluz recepcionou nesta quinta-feira, 07 de abril, mais de 40 profissionais da área técnica das 15 cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS (Fecoergs). Todos integrantes do Programa de Padronização das Atividades da Área Técnica, cujo objetivo é gerar um modelo único para as atividades do dia a dia das cooperativas, desde a elaboração dos projetos até a operacionalização das redes, considerando critérios técnicos e de segurança.

Entre os pontos tratados, a revisão dos procedimentos de Linha Viva, ou seja, intervenção em redes energizadas e a atualização da documentação para conexão de micro e minigeração e dos Regulamentos de Instalações Consumidoras (RICs). Já para o setor de segurança também ocorreu a revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Riscos Operacionais (PGRO).

O coordenador do programa, Luís Osório Dornelles, engenheiro eletricista da Fecoergs, explica que ocorreram mudanças nas regulamentações vigentes sobre o setor o que exigia a atualização da documentação técnica vigente. “Hoje nós retornamos, após um longo período de Pandemia, onde tivemos o represamento de ações que precisávamos resolver, como por exemplo, a atualização da recente Resolução 1000, que substitui a Resolução 414 e agrega outras resoluções e dispositivos do Prodist*”, explica Dornelles.

O programa de padronização teve início no ano de 2003 e tem entre seus resultados a possibilidade das cooperativas se ajudarem em momentos de intempéries climáticas, com graves danos às redes. A partir dele a federação desenvolveu o Plano de Contingência, que abrange todo o estado do Rio Grande do Sul, que inclui o monitoramento do clima e das possibilidades de temporais, emitindo alertas, assim como possibilita a ajuda mútua entre cooperativas, com a cedência de materiais ou equipes àquelas mais atingidas, permitindo a retomada do abastecimento de energia o mais rápido possível aos associados. (Ceriluz - 08.04.2022)