Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Ceriluz retoma visitas nas usinas após período de restrições

29 de Abril de 2022

A Ceriluz promoveu na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, visita orientada na Pequena Central Hidrelétrica Ijuí Centenária, no município de Ijuí. Foram recepcionados no local 16 alunos do 8º ano da Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza, acompanhados pelos professores, iniciando as atividades pela área da barragem, posteriormente passando para a Casa de Máquinas. Foi a primeira visita do ano e também representou uma retomada das atividades de educação ambiental junto às usinas, após praticamente dois anos sem atividades presenciais com escolas e universidades, considerando a vigência das restrições impostas pela Pandemia do Coronavírus, período em que as instituições de ensino, que representam o principal público das visitas, mantiveram-se fechadas e realizando suas atividades à distância.

Além de compreenderem a composição física de uma usina e a metodologia utilizada para gerar energia, foram apresentados os cuidados ambientais adotados em empreendimentos desse tipo. Os alunos também puderam conhecer um pouco da história da área onde está instalada a usina. A barragem foi construída próximo a chamada Cascata Wazlawick, na Linha 04, em Ijuí. No espaço, a Ceriluz tomou o cuidado para preservar a antiga casa e também o moinho ali existentes, incluindo os equipamentos para moagem de grãos, recuperados para que possam ser visitados. No prédio do moinho a Cooperativa também organizou uma mostra com fotos históricas das famílias originais e as atividades por elas desenvolvidas.

Escolas, universidades ou outras organizações e entidades organizadas que desejarem realizar visitas EM GRUPO no local podem fazer contato com a cooperativa, pelos seus números telefônicos, ou pelo email visitas@ceriluz.com.br. A visitas podem ser realizadas em qualquer uma das usinas da Cooperativa (Ceriluz - 28.04.2022)