Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Participantes na assembleia, acima a esquerda o presidente Erineo

Participantes na assembleia, acima a esquerda o presidente Erineo

Assembleia da Fecoergs reelegeu como presidente Hennemann

29 de Abril de 2022

Hoje (26) foi realizada a assembleia geral digital da federação das cooperativas de energia (Fecoergs), quando foi feita avaliação do desempenho da federação e das 25 cooperativas de distribuição e geração de energia, no exercício de 2021.

A assembleia digital foi conduzida pelo presidente da federação, Erineo José Hennemann, junto com o vice Renato Pereira Martins e o secretário Querino Volkmer. A diretoria esteve assessorada pelos assessores Luiz Wolf, José Zordan, Luis Osorio e pelo contador José Hiller.

O presidente Erineo, inicialmente, fez agradecimentos especial a todos os presidentes das cooperativas e aos assessores que colaboraram para o bom desempenho da Federação, no exercício de 2021.

Estiveram presentes 20 (vinte) cooperativas, sendo 11 (onze) de distribuição de energia e 9 (nove) de desenvolvimento e geração, todas representadas por seus presidentes e assessores. 

Na sua manifestação o presidente da federação Erineo, destacou a ligação de 4.602 novos estabelecimentos rurais e os investimentos em geração e na distribuição de energia.

Falou do bom relacionamento e o intercâmbio técnico, operacional e administrativo das cooperativas, item importante e que, também, está definido no planejamento estratégico da Fecoergs, para o período 2020 – 2023.

Comentou sobre a COVID19, desde 2020, que impactou na diminuição das atividades das cooperativas; com a flexibilização das atividades, chegando as regras de 'lockdown', num ritmo sem precedentes. Os desafios maiores foram as incertezas do avanço do vírus e as consequências econômicas, sociais, políticas e fiscais

Por outro lado, disse o presidente Erineo: “a retomada das atividades vem exigindo muito trabalho, para um retorno ao normal, uma vez que o longo e imprevisível período pós-pandemia está sendo caracterizado por mudanças significativas nas atividades econômicas e por rápidas mudanças nos padrões culturais, valores sociais e comportamentos. Reabrir está significando um programa de reinvenção/readaptação. ”

Disse que o sistema Fecoergs conta com 13 (treze) cooperativas reenquadradas, pela Aneel, como permissionárias: Certel, Creral, Creluz, Cooperluz, Cermissões, Ceriluz, Coprel, Certaja Certhil, Coopernorte, Cerfox, Coopersul e Celetro, além de 2(duas) autorizadas; Cosel e Cervale.

Destacou em especial os cursos e as atualizações das cooperativas, com destaque para o curso sobre “Inovação” que irá colocar as cooperativas em um novo patamar de desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Sobre os cursos e treinamentos, o superintendente da federação José Zordan, falou que; “este trabalho teve sequência, em 2021 e vem sendo realizado há 17 (dezessete) anos, com a absorção das melhorias tecnológicas e de segurança no trabalho, dentro do programa conjunto de padronização dos processos de gestão, nos níveis gerenciais e operacionais”.

Dentro do projeto de treinamento e padronização do sistema de distribuição de energia foi apresentado que, em 2021, foram liberados 600 mil reais, pelo Sescoop/RS, isto tornou viável o treinamento e o aperfeiçoamento de 1.424 técnicos, em 21 cursos. “Desde 2004 as cooperativas já treinaram e qualificaram 13.330 técnicos, isto fez com que a prestação dos serviços aos associados, além de mais segura, fosse melhor qualificada”, disse o coordenador do setor, engenheiro Luis Osorio.

Erineo reeleito presidente da Fecoergs

Nesta assembleia teve eleição da nova diretoria da federação e do novo conselho de administração, para o biênio 2022/2024 e bem como o conselho fiscal, para o exercício 2022. Os atuais integrantes da diretoria da Fecoergs, foram reeleitos; presidente Erineo José Hennemann, da Certel de Teutônia/RS, vice-presidente Renato Pereira Martins, da Certaja de Taquari/RS e como secretário Querino Volkmer, da Cooperluz de Santa Rosa/RS.   

“Vamos dar continuidade ao nosso trabalho e compromisso com as cooperativas, tendo como base o planejamento estratégico, porém sempre reforçando a necessidade da integração e a participação efetiva de todos, pois é somente assim, sem sombra de dúvidas, é que teremos sucesso, ” manifestou o presidente eleito Erineo. 

A Fecoergs representa 25 cooperativas de geração e desenvolvimento rural, com 33 usinas gerando energia, atuando na área de 369 municípios, através de 65 mil quilômetros de redes, com 72.000 mil transformadores instalados, beneficiando com energia 309 mil famílias, o que equivale a população de mais de um milhão e trezentos mil gaúchos. (Fecoergs - 26/04)