Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Ao centro o governador Ranolfo, tendo de um lado a secretária do meio ambiente Marjorie e do outro lado presidente Iloir

Ao centro o governador Ranolfo, tendo de um lado a secretária do meio ambiente Marjorie e do outro lado presidente Iloir

Ceriluz recebe licença de instalação da Pch Linha 11 do governador do estado

02 de Maio de 2022

O dia 30 de abril de 2022 será mais uma daquelas datas marcantes dentro da história de 55 anos da Ceriluz. Isso porque, foi quando a Cooperativa recebeu a Licença de Instalação (LI) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Linha 11 Oeste, esta que será a maior usina do cooperativismo brasileiro, desbancando do seu posto, a também usina da Ceriluz, PCH José Barasuol. E pelo seu porte, mas principalmente pela sua importância estratégica para a região, a LI foi entregue pessoalmente pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e pela secretária de meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, durante a cerimônia de interiorização do gabinete do governador, durante a 23º Fenasoja, em Santa Rosa.

A licença foi entregue ao presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli, e ao prefeito de Coronel Barros, Edson Arnt. Representando a Ceriluz estavam ainda presentes no evento o presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, o vice-presidente, Valmir Elton Seifert, o diretor secretário, Sandro Lorenzoni e os engenheiros civil e eletricista, Daniel Bitencorte e João Fernando Costa. Também esteve presente o deputado estadual Aloísio Classmann, que desempenhou apoio importante durante a tramitação do projeto junto ao órgão ambiental, e a equipe da empresa Geomac, responsável pelos estudos ambientais.

“Este é um sonho antigo, aliás, esta usina foi idealizada antes mesmo da PCH José Barasuol. Contudo, as dificuldades adiaram esse sonho, mas fizemos correções, adequações visando gerar o menor impacto possível, e hoje chegamos a essa conquista, para a construção dessa usina que praticamente dobra a capacidade instalada da Ceriluz”, comemora o presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli.

A licença oficializa o cumprimento de todos os critérios estabelecidos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), permitindo assim o início da construção do empreendimento pela empresa Linha Onze Oeste Energia Ltda., que integra o Grupo Ceriluz, detentora de 100% dos seus ativos.

A usina está estimada em aproximadamente R$160 milhões de reais ficará localizada no leito do rio Ijuí, no município de Coronel Barros, e contará com uma Potência Instalada de 23,6 Megawatts.

“Eu não tenho dúvidas que, com um investimento de R$160 milhões no município de Coronel Barros, será uma história antes desse investimento e uma outra história após esse investimento. Isso representa qualificação da energia e fomento do desenvolvimento regional” avaliou o governador, Ranolfo Vieira Júnior.

Por sua vez, a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marorie Kauffmann, destacou o aperfeiçoamento do projeto, qualificando seus processos para gerar energia limpa e desenvolvimento regional. “Na Secretaria nós temos dois olhares: a questão ambiental, que é indiscutível, mas também a questão de se ter estrutura, de se ter energia de qualidade e fornecer isso para o desenvolvimento da região. Nós entendemos esses processos como estruturantes e por isso eles são prioridade dentro da análise do licenciamento”, afirmou Marjorie.

A secretária salientou o fato de se tratar de uma fonte renovável de energia, com grande geração e baixo impacto. “Nós falamos muito em transição energética e quando nós olhamos para dentro de nosso estado, 80% da energia elétrica gerada vem de fontes renováveis e a hídrica está contabilizada dentro desse tipo de energia. Nós temos avançado muito em licenciamentos de energia renováveis, pra cada vez qualificar mais, mas eu vejo também que esse setor hídrico tem se modernizado nos procedimentos e nos equipamentos, e isso significa, com o mesmo volume hídrico eu ter a mesma eficiência”, garantiu a secretária.   

Para atingir a potência projetada será construída uma barragem de 6,48 metros de altura, que deve gerar um reservatório de 42 hectares, no leito do rio em sua maior parte. A água será transportada do reservatório para a Casa de Máquinas por um túnel de 2.833,11 metros. (Ceriluz – 02/05/2022)