Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Reunião de representantes do Coprel Ecologia – 2022

Reunião de representantes do Coprel Ecologia – 2022

Semana do meio ambiente tem reunião preparatória da 18ª edição do Coprel Ecologia

02 de Junho de 2022

Encontro realizado nesta quinta-feira (02) reuniu representantes de 22 municípios.

A Coprel realizou nesta quinta-feira, 02 de junho, a primeira reunião do Coprel Ecologia da edição de 2022. Esse encontro contou com a participação de 43 representantes de 22 municípios da região de abrangência da Cooperativa: prefeitos, secretários e técnicos do meio ambiente.

Este é o 18º ano seguido de Coprel Ecologia. Durante este período, já foram recuperados mais de 536 hectares de áreas de preservação permanentes - APPs, totalizando 595 mil mudas plantadas. Além de fornecer as mudas, a cooperativa monitora a evolução das plantações. Dessa forma, sabe-se que nos últimos cinco anos a média de sobrevivência é de 96,3%.

O projeto é realizado em parceria com prefeituras e produtores rurais, para promover o plantio de mudas nativas. As mudas são distribuídas juntamente com as estacas. Cabe aos produtores o plantio e o cuidado. Todo o manejo é supervisionado pelo engenheiro florestal Nelson Nicolodi.

Herton Azzolin, facilitador da Unidade de Energia, comenta que, como forma de incentivo, a Coprel premia as cidades e produtores rurais que se destacam neste esforço. São avaliados o manejo do plantio e o índice de sobrevivência das mudas.

Na última edição, as cidades premiadas foram: Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Selbach, Tapera. Já os produtores foram: Sadi Frederich (Pontão), Roberto Durigon Lemes (Cruz Alta), Vilmar Luis Reckziegel (Ibirubá), Humberto Moraes (Jacuizinho) e Prefeitura Municipal de Tapera. Todos alcançaram níveis excelentes de plantio, com índices de sobrevivência das mudas próximos de 100%.

Sobre a importância do projeto, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destaca: “A sustentabilidade permeia todas as atividades da cooperativa, incluindo como geramos energia. Dessa forma, contar com a parceria das prefeituras e dos produtores favorece muito este esforço. Ainda, os relatórios do acompanhamento posterior confirmam que essa cooperação está sim dando resultado. Isso, claro, sem abrir mão do desenvolvimento econômico. ”

Este programa visa a recuperação de áreas de preservação permanente com o plantio de mudas de árvores nativas, com acompanhamento e vistoria dos órgãos ambientais. Assim, vem cumprir com a reposição florestal obrigatória de responsabilidade da Coprel. A fiscalização do processo é de responsabilidade do Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. (Coprel – 02.06.2022)