Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Participantes na assembleia da confederação Infracoop

Participantes na assembleia da confederação Infracoop

Infracoop realizou assembleia apresentando o desempenho em 2021

10 de Junho de 2022

Na abertura da assembleia geral ordinária digital da Infracoop, que contou com a presença de cinco federações filiadas e de representante da OCB, realizada hoje (10), em Porto Alegre/RS, o presidente Jânio Vital Stefanello estava acompanhado, na condução da assembleia, pelo vice-presidente Walmir João Rampinelli, da Fecoerus/SC, por Danilo Roque Pasim, da Fecoeresp/SP, demais conselheiros e dos conselheiros fiscal titulares Iloir de Pauli, da Ceriluz/RS e Hugo Ferraz da Silveira, da Ceripa/SP. Agradeceu a presença, também, dos demais representantes das federações Erineo José Hennemann da Fecoergs, Helon Marins da Fecoerj, Jorge Luis Soares Barbosa da Fecoerms e deu início na apresentação dos números do sistema em 2021.

Destacou o número de 748.033 estabelecimentos rurais, atendidos pelas cooperativas, sendo 20.420 novas ligações (2021), todos beneficiados através de 117 mil quilômetros de redes, das cooperativas; citou o incremento no consumo de energia de 1,75%, em relação ao ano de 2020, sendo este menor do que o consumo do sistema elétrico nacional, que foi de 5,2%. O consumo menor se deu basicamente pela seca hídrica, que afetou muito o consumo nas áreas rurais atendidas. São mais de 3 milhões de brasileiros, no campo, com melhor qualidade de vida e com energia, graças ao trabalho das cooperativas.

Se referiu ao bom desempenho econômico-financeiro e aos processos das cooperativas, junto à agência nacional (Aneel), destacando, em especial, as conquistas do Sistema Infracoop, no último ano: a não constituição de conselhos de consumidores, a inclusão de benefícios, também, para as permissionárias, na lei da geração distribuída, estes dentre outros constam no relatório anual da confederação.

Segundo o presidente da Infracoop, Jânio Vital Stefanello: “A consolidação do trabalho das 68 cooperativas está ocorrendo graças ao reconhecimento do Governo Federal, do Congresso Nacional e com o atendimento, acolhimento aos nossos pleitos pela Aneel” e complementou, “continuaremos vigilantes e empenhados para que as cooperativas continuem sendo vistas como uma das promotoras, do desenvolvimento regional e rural do nosso país. “

“Importante os destaques aos trabalhos realizados no último ano, pela Infracoop, pelas federações e as cooperativas, por poucos conhecidos e de grande benefício social”, disseram o presidente Danilo Pasin, presidente da Fecoeresp.

“Com a Infracoop e com o apoio do Sistema OCB, poderemos conquistar, também, os pleitos das cooperativas autorizadas. Estamos no caminho certo”, falou o presidente Jorge Luis Soares Barbosa, presidente da Fecoerms.

“Estamos de parabéns, juntos com a Infracoop, pela consolidação, enquanto sistema e pelas conquistas, que irão garantir o nosso futuro e isto, também, depende de nós, conforme apresentado e continuaremos integrados para cada vez mais consolidar o trabalho das cooperativas, manifestou   presidente Erineo José Hennemann, presidente da Fecoergs.

“Estamos trabalhando para a retomada da nossa federação - Fecoerj e iremos continuar integrados a confederação, para novas conquistas e fortalecimento do sistema”, disse o presidente Helon Marins, presidente da Fecoerj.

“Nosso reconhecimento ao belo trabalho da Infracoop e o Sistema OCB está integrado, contribuindo e participando das decisões, e dos pleitos do ramo, assim se manifestou o representante da OCB, Marco Oliveira.                                                       

No final do evento o presidente Stefanello, falou: "Agradeço a confiança, o empenho e o apoio dos conselhos de administração e fiscal, dos dirigentes das federações, das cooperativas e das entidades de representação do cooperativismo OCB e OCEs, fundamentais nas negociações com o parlamento e com o governo federal, contribuindo deste modo na defesa das cooperativas de infraestrutura e desenvolvimento rural". (Infracoop – 10.06.2022)